quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A Escola Estadual Imaculada Conceição em destaque no CRV.


Centro de Referência Virtual do Professor - (31) 3379 - 8429 / (31) 3379 - 8505 / (31) 3379 - 8392 - crv@educacao.mg.gov.br


Toda equipe  escolar da E.E.I.C.  de Rio Casca, MG está muito feliz com o crescimento da nossa escola. Visite o site do CRV, veja as notícias da nossa escola e também de outras... É muito bom conhecer novos trabalhos e trocar experiências.
Carinhosamente... um grande abraço cheio de carinho.
Tia Stella.




Oi meus pequenos: Vamos rir um pouquinho.... rsrsrs....


Alta velocidade

O motorista vinha a toda pela estrada quando o guarda o mandou parar. E ele:
Seu guarda, o senhor mandou eu parar porque eu estava correndo muito?
Não, não disse o guarda. Eu sou da Aeronáutica.
Aeronáutica?
É. Mandei parar porque o senhor estava voando baixo.


Copyright ©2002-2011 Ziraldo e Portal Educacional.
Todos os direitos reservados - Informações sobre licenciamento.

História

28 de setembro



1870
Dia da Lei do Ventre Livre

Outro dia comentei que é difícil imaginar que uma pessoa possa ser escrava de outra. Mas, no Brasil, isso aconteceu por muitos anos. No dia de hoje, lembramos algumas das leis que ajudaram a acabar com a escravidão. A Lei do Ventre Livre, por exemplo, foi decretada em 28 de setembro de 1870, pelo Governo Imperial. Ela libertava os filhos de escravos nascidos a partir daquela data. O "dono" da mãe do bebê recebia dinheiro do governo para se responsabilizar pelo sustento dele até os 8 anos de idade ou, se não recebia, a criança ficaria servindo o senhor até os 21 anos. Na verdade, nem todos estavam livres, pois sua liberdade dependia da boa vontade do seu senhor.

1885
Dia da Lei dos Sexagenários

A Lei dos Sexagenários libertava os escravos com mais de 60 anos. Essa lei encontrou grande resistência dos senhores de escravos, que mentiam a idade de seus escravos ou omitiam a existência deles para não dar liberdade a eles. Muitas vezes, os escravos eram homens cansados e sem força de trabalho, mas, mesmo assim, os senhores não queriam libertá-los. Essa lei também ficou conhecida como Lei Saraiva-Cotegipe.


29 de setembro

Dia do Petróleo
Em 1939, no município de Lobato (BA), jorrou petróleo, pela primeira vez, no Brasil. Essa substância viscosa e escura merece um dia especial porque fornece quase todo combustível usado no Brasil principalmente para o funcionamento dos motores de automóveis, barcos, aviões, etc. Nosso país produz apenas 30% do petróleo de que necessita, o resto é importado. A maior reserva brasileira de petróleo é a Bacia de Santos, que se estende de Cabo Frio (RJ) a Florianópolis (SC). Existem outras reservas localizadas na Bahia, no Sergipe, em Alagoas e no Espírito Santo.


Copyright ©2002-2011 Ziraldo e Portal Educacional.
Todos os direitos reservados - Informações sobre licenciamento.

Vamos ler para acertar!!!

1-      Observe as dicas e marque o coletivo correto. Bom trabalho.

Auditório - aglomerado de pessoas


De abelhas

De lobos

De espectadores

De flores

Armada- navega no mar.


De navio

De aves

De abelhas

De bois

Bando – soltam gorjeios.


De bananas

De aves

De abelhas

De estrelas

Cacho- ricas em proteínas.


De trechos de leituras

De bananas

De ilhas

De bois

Boiada – animais ruminantes.


De navio

De lobos

De flores

De bois

Colméia – fabrica o mel.


De alunos

De bananas

De abelhas

De bois

Antologia – coleção de prosa e versos.


De navio

De aves

Trechos de leituras

De bois

Arquipélago – rodeadas de água.


De navio

De ilhas

De abelhas

De bois

Classe – recebem instruções.


De alunos

De aves

De flores

De bois

Buquê – deixam perfume.


De navio

De flores

De abelhas

De bois

 Alcatéia- mora nas matas


De navio

De aves

De abelhas

De lobos

2- Escolher um dos coletivos, ilustrar e fazer uma bela produção de texto.
Beijinhos....

Colocando em prática...

1-            Você está a cada dia mais esperto na tabuada. Então vamos aos resultados:


9.224x2=          
6. 998x2=  
7. 342x3=
5. 931x3=         
4.782x 4=     
5.679x4=      
9.782x5=      
8.912x5=


2-            Quais são o antecessor e o sucessor dos números abaixo? Atenção tem a numeração romana também. OK.


3.988


L


988


IX


XVIII


999


1.234


XXX



3- Desenhe em seu caderno ou recorte e cole as moedas e cédulas existente no nosso sistema monetário.

O NOME DO NOSSO DINHEIRO É _____________ E É REPRESENTADO PELO SÍMBOLO ____________.

4-  Escreva por extenso os valores abaixo.

R$ 1,50
R$ 3,00
R$ 1,00
R$ 2,00
R$ 5,00
R$ 10,00
R$ 15,00
R$ 20,00



5-             RESOLVA AS OPERAÇÕES E DÊ NOME AOS TERMOS.

999: 3= 
963:3=       
945:3=      
63:3=      
486:2=      
864:2=     
642:2=      
984:2=
12.789 + 18.243=     
34.876 + 12.432=     
21.864 – 10.424=        
84.256 – 24. 152=

Agora, demonstre que você é d+++++ e coloque  todos os resultados em ordem:

Crescente:

Decrescente:

Um ótimo trabalho!!! Beijinhos...

Atividades...

1-            Leia o poema, construído com frases interrogativas e afirmativas.
ADIVINHA DOS PEIXES
Quem tem cama no mar? O camarão.
Quem é sardenta? Adivinha. A sardinha.
Quem não paga o robalo? Quem roubá-lo.
Quem é o barão no mar? Só tubarão.

Gosta da lagosta do lago? Ela gosta.
Quantos pés cada pescada tem? Hem?
Quem pesca alegria? O pescador?
Quem pôs o polvo em polvorosas? A Rosa.
 
2-            Sublinhar as frases do poema: Adivinha dos peixes”, de acordo com o código.
VERMELHO - Frase interrogativa (?)
AZUL - Frase afirmativa ( .)

3- Escreva nos parênteses se a frase é interrogativa ou exclamativa.
A) “Meu sapo fugiu da minha calça!” (______________________________)
B) “Em qual bolso ele estava?” (___________________________________)
C) “No de trás!” (_______________________________________________)
4-  Responda às frases interrogativas com uma frase afirmativa e uma negativa. Veja o exemplo.
Quantas horas têm um dia?
Um dia tem 24 horas. Um dia não tem 30 horas
.
A) Quantos dias têm uma semana?

b) Quantos dias têm o mês de janeiro?
c) Quantos meses têm o ano?
5- Forme duas frases: 
afirmativa
negativa
interrogativa

6- Transforme as frases afirmativas em frases interrogativas usando o QUE e POR QUE e leia. Veja o exemplo.

A foca brinca com a bola no nariz.
O que a foca faz?
Por que a foca brinca com a bola no nariz?


a) O macaco pula de galho em galho na floresta.
b) O juiz apita a falta do jogador.
c) Pedro trabalha no parque de diversões.

7- Transforme as frases afirmativas em frases exclamativas usando QUE ou COMO e leia. Veja o exemplo.
O trapezista fez uma apresentação sensacional.
Que apresentação sensacional a trapezista fez!
Nossa como foi sensacional a apresentação do trapezista!


a) O circo estreou com sucesso.
b) A apresentação do equilibrista foi espetacular.
8-  Complete as palavras com : ar,er,ir, or, ur;  indicar quantas vogais e quantas consoantes tem cada palavra.
Barco – 2 vogais/ 3 consoantes.
p---na
Sorr----
Com----
Jogad-----
Ouv----
t----de
s----do
m----telo
----mário
c----teiro
h----ta
p----to
----so
Sub----
Dout----

 Bom trabalho... Beijinhos...Tia Stella

Projeto “LIVRO NA ESCOLA, EM CASA, NA PRAÇA E EM TODO LUGAR” E MUITOS OUTROS MOMENTOS ESPECIAIS DA E.E.I.C.

Somos uma EQUIPE...  Trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo. É como ser uma parte fundamental de um corpo, mas sabendo que se...