sábado, 31 de março de 2012

Aos alunos do Tempo Integral 2012 ... o meu carinhoso abraço... e lembre-se: Vocês são muito valiosos para mim!!!

Compartilhando boas ideias com o CRV MG.

Tudo sobre Alfabetização

Alfabetização: Carolina Nishimoto, 6 anos, escreve seu nome na lousa. Foto: Marcos Rosa

Garantir que as crianças efetivamente aprendam a ler e escrever assim que entram na escola é o seu grande desafio, professor alfabetizador. Para contribuir com o sucesso do seu trabalho, reunimos nesta página mais de 100 links com reportagens, entrevistas, vídeos e planos de aula sobre as teorias e as práticas envolvidas nesse complexo processo de aquisição da língua escrita. Boa leitura e ótimas aulas!



Fonte: Centro de Referência Virtual do Professor - (31) 3379 - 8429 / (31) 3379 - 8505 / (31) 3379 - 8392 - crv@educacao.mg.gov.br

quarta-feira, 21 de março de 2012

21 de Março dia internacional da síndrome de down.



Capacidade Criadora   

"Sua capacidade de ver... faz o mundo mais atento. Sua capacidade de observar... faz o mundo mais culto. Sua capacidade de pensar... faz o mundo mais livre. Sua capacidade de trabalhar... faz o mundo mais próspero. Sua capacidade de servir... faz o mundo mais dinâmico. Sua capacidade de lutar... faz o mundo mais potente. Sua capacidade de semear... faz o mundo mais florido. Sua capacidade de escrever... faz o mundo mais sábio. Sua capacidade de versejar... faz o mundo mais lírico. Sua capacidade de perdoar... faz o mundo mais justo. Sua capacidade de sofrer... faz o mundo mais sensível. Sua capacidade de chorar... faz o mundo mais humano. Sua capacidade de orar... faz o mundo mais cristão. Sua capacidade de brincar... faz o mundo mais criança. Sua capacidade de sorrir... faz o mundo mais risonho. Sua capacidade de cantar... faz o mundo mais alegre. Sua capacidade de viver... faz o mundo mais vivo. Sua capacidade de amar... faz o mundo mais feliz. O mundo depende da capacidade criadora de todos nós."

Autor: ( Ramos Freire )

terça-feira, 20 de março de 2012

22 de março – Dia Mundial da Água

 


História do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.


Fonte:http://vivasamas.net/2011/03/22-de-marco-dia-mundial-da-agua/


 
Fonte:http://suzettepaula.blogspot.com.br/2009/03/lembrancas-para-o-dia-mundial-da-agua.html

 


 

Veja mais recados

O alfabeto não pode faltar

19/03/12 Ferramenta indispensável nas salas de séries iniciais, o alfabeto ajuda as crianças a tirar dúvidas sobre a grafia das letras com autonomia. Faça o download e imprima o alfabeto para a sua sala.

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/ele-nao-pode-faltar-427752.shtml 

Fonte:http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/INDEX.asp?token=1F46490F-EB38-4682-90D0-01DAAF5BDADD&usr=pub&ID_OBJETO=23967&ID_PAI=23967&AREA=AREA&id_projeto=27

quinta-feira, 15 de março de 2012

Atividades para educação infantil – Prática de boas maneiras.

atividades para educação infantil prática de boas maneiras (1)
atividades para educação infantil prática de boas maneiras (3)
atividades para educação infantil prática de boas maneiras (4)
atividades para educação infantil prática de boas maneiras (5)
atividades para educação infantil prática de boas maneiras (6)
atividades para educação infantil prática de boas maneiras (8)atividades para educação infantil prática de boas maneiras (7)

Dia Mundial do Consumidor


Olá, senhor consumidor. Eu e você, e quase todo mundo, somos consumidores. Consumidor é quem compra qualquer coisa: chiclete, bicicleta, bola, álbum de figurinha, móveis, etc. Comemoramos hoje o seu, o nosso dia, porque em 15 de março de 1962 o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, estabeleceu quatro direitos fundamentais do consumidor. Com o passar do tempo, foram criadas várias leis em diversos países para proteger os consumidores. No Brasil, esses direitos são reconhecidos na Constituição e ainda existe o Código de Defesa do Consumidor. Se você ou um conhecido seu tiver problemas com algum produto, é só procurar o Procon da sua cidade.



Copyright ©2002-2012 Ziraldo e Portal Educacional.
Todos os direitos reservados - Informações sobre licenciamento.
 
Atividades.
 

1- Ler o texto e debater sobre o assunto com os colegas.
2- Retirar do texto  6 palavras e destacar a sílaba mediana.
3- Fazer uma cruzadinha utilizando palavras do texto.
4- Formular 2 atividade diferentes.


 
 
*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_
 
 
 
Tirinha....
 
1- Leia a tirinha abaixo e formule 4  atividades diferentes .
 


Copyright ©2002-2012 Ziraldo e Portal Educacional.
Todos os direitos reservados - Informações sobre licenciamento.
 
 
*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_
 
 
Leia a frase abaixo e escreva o que você entendeu.
 


R- ----------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------.


Qual é o sinal de pontuação  abaixo?
R-


Quando ele aparece em uma frase?
R-


Beijinhos...


*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*


Momento de rir um pouquinho.... rsrsrsrsrs...

Amantes dos animais
O cliente explica pro doutor:
– Minha mulher tá completamente maluca, doutor. Ela tem mais de cem gatos no nosso apartamento. Eu não aguento aquele cheiro horroroso pela casa inteira.
– O senhor pode abrir as janelas.
– Tá louco? Pros meus trezentos canarinhos fugirem?...

 


Copyright ©2002-2012 Ziraldo e Portal Educacional.
Todos os direitos reservados - Informações sobre licenciamento.




quarta-feira, 14 de março de 2012

Trocando sabedoria...

A tirinha que emocionou o mundo

Publicado por Rogério Bolanho em 22 de outubro de 2010

Quando voce era bem pequeno…
A tirinha que emocionou o mundo 01
…eles gastavam horas lhe ensinando a usar talheres nas refeições…
A tirinha que emocionou o mundo 02
… ensinando você a se vestir, amarrar os cadarços dos sapatos, fechar os botões da camisa…
A tirinha que emocionou o mundo 03

Limpando-o quando você sujava suas fraldas, lhe ensinando a lavar o rosto a se banhar a pentear seus cabelos…
A tirinha que emocionou o mundo 04
…lhe ensinando valores humanos…
A tirinha que emocionou o mundo 05
Por isso…
A tirinha que emocionou o mundo 06
…quando eles ficarem velhos um dia… e seria bom que todos pudessem chegar até aí (não preciso explicar… não é?)
A tirinha que emocionou o mundo 07
…quando eles começarem a ficar mais esquecidos e demorarem a responder…
A tirinha que emocionou o mundo 08
…não se chateie com eles…
A tirinha que emocionou o mundo 09
…quando eles começarem a esquecer de fechar botões da camisa, de amarrar cadarços de sapato…
A tirinha que emocionou o mundo 10

…quando eles começarem a se sujar nas refeições…
A tirinha que emocionou o mundo 11
…quando as mãos deles começarem a tremer enquanto penteiam cabelo…
A tirinha que emocionou o mundo 12

…por favor, não os apresse… porque você está crescendo aos poucos, e eles envelhecendo…
A tirinha que emocionou o mundo 13
…por favor, não os apresse… porque você está crescendo aos poucos, e eles envelhecendo…
A tirinha que emocionou o mundo 14
…para que os corações deles fiquem aquecidos…
A tirinha que emocionou o mundo 15
…se um dia eles não conseguirem se equilibrar ou caminhar direito…
A tirinha que emocionou o mundo 16

…segure firme as mãos deles e os acompanhe bem devagar respeitando o ritmo deles durante a caminhada… da mesma forma como eles respeitaram o seu ritmo quando lhe ensinaram a andar…
A tirinha que emocionou o mundo 17

fique perto deles… assim como…
A tirinha que emocionou o mundo 18
…eles sempre estiveram presentes em sua vida, sofrendo por você… torcendo por você…
e vivendo "POR VOCÊ"
A tirinha que emocionou o mundo 19

Fonte:http://www.vaiarrebentar.com.br/a-tirinha-que-emocionou-o-mundo/#axzz1p6yRk4c6


Tirinhas e valores: http://www.ntecruzalta.relrs.g12.br/emgrupo/hotpotatoesgrupo/potirahot/lacuna2.htm


Tirinhas...

















Projeto “LIVRO NA ESCOLA, EM CASA, NA PRAÇA E EM TODO LUGAR” E MUITOS OUTROS MOMENTOS ESPECIAIS DA E.E.I.C.

Somos uma EQUIPE...  Trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo. É como ser uma parte fundamental de um corpo, mas sabendo que se...