terça-feira, 27 de maio de 2014

Somos todos diferentes...



O filme conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. 
Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após ser chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele, visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida... E a filosofia do internato é a de disciplinar cavalos selvagens. 
Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou em que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver.

Fonte: YouTube




segunda-feira, 26 de maio de 2014

Convite à Filosofar - Marilena Chaui

Convite à Filosofiar - centro de filosofia e ciências humanas

www.cfh.ufsc.br/~wfil/convite.pdf

de M Chaui - ‎Citado por 4281 - ‎Artigos relacionados

Também é comum ouvirmos os pais e amigos dizerem que somos muito ... diferente de agora e o que virá também há de ser diferente deste momento, que o ..... filosóficaprocura explicar e compreender o que parece ser irracional e ... realidade e os seres humanos. Além de análise, reflexão e crítica, a Filosofia é a busca ..

Compartilhando novas sabedorias...no Link de Notícias do CRV MG.




26/5/2014 -   USP cria portal com 800 vídeo aulas gratuitas 

As vídeo aulas são divididas em três categorias: exatas, humanas e biológicas e estão disponíveis no Portal e-aulas USP. 


http://www.eaulas.usp.br/portal/home


Fonte da Notícia: Centro de Referência Virtual do Professor | (31) 3379 - 8429 / (31) 3379 - 8505 / (31) 3379 - 8392 -crv@educacao.mg.gov.br


                                              Centro de Referência Virtual do Professor 

terça-feira, 20 de maio de 2014

Momento de leitura...



Mundo da imaginação: 22 obras infantis disponibilizadas gratuitamente no site Domínio Público para a diversão dos pequeno. 


(Via Dica Digital)


21 livros de Fernando Pessoa para downloadhttp://goo.gl/s3RnBs




Fonte: Secretaria de Educação de Minas Gerais

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Módulo 02 "Filosofia "





Curso Técnico em Orientação Comunitária


Unidade Gestora: IFMG – Instituto Federal de Minas Gerais
Campus:  Ouro Branco MG.
Diretor-Geral / IFMG – Campus Ouro Branco " Luiz Roque Ferreira "
                 Unidade Remota: Escola Municipal Senador Cupertino.
 Secretária do Semas e coordenadora do curso : " Cleusa Maria da Silva "                Professora: Maria Stella Mendes Silva 
   Parceria:  SEMAS / SEMED
 Rio Casca, MG



Módulo 02 - Filosofia

A palavra filosofia é de origem grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos, sábio.

Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim a filosofia indica um estado de espírito da pessoa que ama, isto é, daquela que deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.
Pitágoras de Samos teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos. “Quem quiser ser filósofo necessitara infantilizar-se, transformar-se em menino”. (M. Garcia Morente).

Fonte: http://www.brasilescola.com/filosofia/






O mito da caverna - https://www.youtube.com/watch?v=qpcwEtUIMXM





Proposta Curricular - CBC

Filosofia - Ensino Médio


COLABORADORES:
Marcelo Marques
Patrícia Kauark
Telma Birchal

Introdução
Para que Filosofia?
Diretrizes para o Ensino de Filosofia
Critérios de Seleção dos Conteúdos
Princípios Norteadores
A escolha dos temas
Conteúdo Básico Comum
Bibliografia



Clique aqui para baixar a proposta completa em pdf

Orientações Pedagógicas

Filosofia - Ensino Médio

Natureza e cultura I - Problematizando
Natureza e cultura II - O mito de Prometeu
Corpo e Psiquismo I - Introdução - A posição dualista
Corpo e Psiquismo II - A posição monista - Avaliação crítica
Ser e dever ser I - Juízos de fato e juízos de valor
Ser e dever ser II - Hume e o problema do “ser – dever ser”
Universalidade e Relatividade dos Valores I - Problematizando
Universalidade e Relatividade dos Valores II - diversidade cultural e tolerância
Liberdade e Determinismo I - Determinismo e causalidade
10 Liberdade e Determinismo II - O livre arbítrio
11 Indivíduo e comunidade I - Conflito
12 Indivíduo e comunidade II - Lei e justiça
13 Verdade e validade I - Lógica e argumentação - Conceitos fundamentais
14 Verdade e validade II - Verdade, validade e correção
15 A emergência da Filosofia I - Formação da pólis
16 A emergência da Filosofia II - Relação entre mito e lógos
17 A filosofia e outros saberes I - Conhecimento comum e conhecimento científico
18 Filosofia e outros saberes II - Formas de racionalidade
19 Teoria e Experiência I - Introdução
20 Teoria e Experiência II - O problema da indução
21 Objetividade e verdade I - O problema da objetividade
22 Objetividade e verdade II - O problema da verdade

Roteiros de Atividades

Filosofia - Ensino Médio

Natureza e cultura I - O caçador de andróides
Natureza e cultura II - O mito de Prometeu
Corpo e psiquismo I - Introdução
Corpo e psiquismo II - A posição dualista
Corpo e psiquismo III - A posição monista
Ser e Dever Ser I - Juízos de fato e juízos de valor
Ser e Dever Ser II - Ações e escolhas
Universalidade e Relatividade dos Valores I - Problematizando
Universalidade e Relatividade dos Valores II - Diversidade cultural e etnocentrismo
10 Liberdade e Determinismo I - O determinismo
11 Liberdade e Determinismo II - O livre arbítrio
12 Liberdade e Determinismo III - Fatores condicionantes da ação
13 Indivíduo e comunidade I - Conflito
14 Indivíduo e comunidade II - Lei e Justiça
15 Verdade e validade I - Lógica e argumentação - Conceitos fundamentais
16 Verdade e validade II - Verdade, validade e correção
17 A emergência da Filosofia I - Formação da pólis
18 A emergência da Filosofia II - Relação entre mito e lógos
19 Filosofia e outros saberes I - Conhecimento comum e conhecimento científico
20 Filosofia e outros saberes II - Formas de racionalidade
21 Teoria e Experiência I - Introdução
22 Teoria e Experiência II - O problema da indução
23 Objetividade e verdade I - O problema da objetividade
24 Objetividade e verdade II - O problema da verdade


Módulos Didáticos

Filosofia - Ensino Médio





portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28024

portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=520
portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo...

portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18206

Fonte de pesquisa: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscaGeral.html?q=filosofia 


O site Domínio Público é uma iniciativa do governo federal e reúne mais de 186 mil obras gratuitas, que são encontradas facilmente nas ferramentas de busca. São 3.200 livros grátis sobre educação que estão disponíveis no portal. Acesse:http://goo.gl/uKPvNx



Título
Autor
Fonte
Formato
Tam. Arquivo
Acessos
1 .A Cidade do SolTommaso Campanella[cv] CultVox.pdf169,12 KB29.153
2 .A crítica da religião na obra “Diferença da filosofia da natureza de Demócrito e de Epicuro” de Karl MarxWellington de Lucena Moura[ea] Edição do Autor.pdf349,97 KB6.128
3 .A Filosofia entre a Religião e a CiênciaBertrand Russell[cv] CultVox.pdf34,85 KB47.371
4 .AlmaFrançois-Marie Arouet (Voltaire)[cv] CultVox.pdf115,57 KB24.355
5 .Anti-DühringFriedrich Engels[cv] CultVox.pdf482,51 KB4.347
6 .Anti-DühringFriedrich Engels[ma] Marxists Internet Archive.pdf1,00 MB5.046
7 .Apologia de SócratesPlatão[cv] CultVox.pdf67,74 KB76.378
8 .A roda do mundo que roda: a contemporaneidade da tradição na capoeira da "Roda livre de Caxias"Adriana Batalha dos Santos[ea] Edição do Autor.pdf3,23 MB799
9 .Carta a Augusto BebelFriedrich Engels[ma] Marxists Internet Archive.pdf73,17 KB4.796
10 .Carta a Karl KautskyFriedrich Engels[ma] Marxists Internet Archive.pdf39,44 KB4.223
11 .Cidade de SolTommaso Campanella[ph] Phoenix-Library.pdf349,89 KB8.111
12 .Consciência de ClasseGeorge Lukács[ma] Marxists Internet Archive.pdf179,39 KB10.797
13 .Crítica da Filosofia do Direito de HegelKarl Marx[ma] Marxists Internet Archive.pdf92,69 KB24.118
14 .Crítica da Razão PuraImmanuel Kant[cv] CultVox.pdf379,44 KB74.030
15 .Críton (o dever)Platão[cv] CultVox.pdf32,44 KB19.271
16 .Da RepúblicaMarcus Tullius Cicero[cv] CultVox.pdf196,03 KB12.660
17 .Diálogo sobre a AmizadeMarcus Tullius Cicero[cv] CultVox.pdf69,41 KB15.073
18 .Dicionário FilosóficoFrançois-Marie Arouet (Voltaire)[cv] CultVox.pdf459,92 KB53.492
19 .Discurso Preliminar sobre o Espírito PositivoIsidore Auguste Marie François Xavier Comte[cv] CultVox.pdf181,87 KB7.380
20 .Discurso sobre a Origem da Desigualdade Entre os HomensJean-Jacques Rousseau[cv] CultVox.pdf240,77 KB53.773
21 .Discurso sobre as Ciências e as ArtesJean-Jacques Rousseau[cv] CultVox.pdf124,08 KB18.729
22 .Dúvidas FilosóficasBertrand Russell[cv] CultVox.pdf26,50 KB21.312
23 .Elogio da LoucuraErasmo de Roterdã[eb] eBooksBrasil.pdf261,34 KB23.939
24 .Ensaios e estudos de Filosofia e críticaTobias Barreto de Menezes[ub] Universidade de Brasília.pdf18,75 MB6.834
25 .Ensaio sobre o Entendimento HumanoDavid Hume[cv] CultVox.pdf372,89 KB19.876
26 .Fédon (a imortalidade da alma)Platão[cv] CultVox.pdf151,58 KB28.464
27 .Fenomenologia do EspíritoGeorg Wilhelm Friedrich Hegel[cv] CultVox.pdf120,85 KB29.481
28 .Filebo (o prazer, a vida boa)Platão[cv] CultVox.pdf149,88 KB18.121
29 .Górgias (a retórica)Platão[cv] CultVox.pdf222,05 KB17.086
30 .Juventude migrante: o/a jovem da periferia de AriquemesLeonardo Santiago Sidon da Rocha[ea] Edição do Autor.pdf1,67 MB540
31 .Marx x Marx?Lineu Tomass[ea] Edição do Autor.pdf82,55 KB4.681
32 .Novo Organum ou Verdadeiras Indicações Acerca da Interpretação da NaturezaFrancis Bacon[cv] CultVox.pdf564,28 KB9.388
33 .O AnticristoFriedrich Wilhelm Nietzsche[ph] Phoenix-Library.pdf186,16 KB38.895
34 .O Anti-Cristo: Ensaio de uma Crítica do CristianismoFriedrich Wilhelm Nietzsche[cv] CultVox.pdf163,65 KB22.729
35 .O Banquete (o amor, o belo)Platão[cv] CultVox.pdf94,54 KB44.144
36 .O Homem Perante a NaturezaBlaise Pascal[cv] CultVox.pdf21,11 KB11.705
37 .O Poder NúBertrand Russell[cv] CultVox.pdf45,23 KB12.988
38 .O SofistaPlatão[eb] eBooksBrasil.pdf337,73 KB24.061
39 .Parmênides (o uno e o múltiplo, as formas inteligíveis)Platão[cv] CultVox.pdf126,19 KB14.243
40 .Philosophia elementar: racional e moralJosé Soriano de Souza[ea] Edição do Autor.pdf3,70 MB3.486
41 .Reflexões sobre a vaidade dos homensMatias Aires[me] Ministério da Educação.pdf2,31 MB9.793
42 .Representação e complexidadeEnrique Larreta (Ed.)[ue] Unesco.pdf542,56 KB3.142
43 .Candido Mendes (Org.)[ue] Unesco.pdf542,56 KB3.142
44 .Sobre a AutoridadeFriedrich Engels[ma] Marxists Internet Archive.pdf40,24 KB8.102
45 .Sobre a ComunaFriedrich Engels[ma] Marxists Internet Archive.pdf46,21 KB11.961
46 .Karl Marx[ma] Marxists Internet Archive.pdf46,21 KB11.961
47 .Sobre JardinsFrancis Bacon[cv] CultVox.pdf19,12 KB8.134
48 .Sobre o Papel do Trabalho na Transformação do Macaco em HomemFriedrich Engels[cv] CultVox.pdf40,07 KB8.798
49 .Teeteto (o conhecimento)Platão[cv] CultVox.pdf202,81 KB28.196
50 .Teoria literária e hermenêutica ricoeuriana: um diálogo possívelSuzi Frankl Sperber[gd] Universidade Federal da Grande Dourados.pdf1,71 MB1.232

Fonte: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaObraForm.do;jsessionid=0842F9F096BA7D152F384A6A98C28712


Filosofando com Nietzsche.
Confira a lista de 16 obras para download gratuito! http://goo.gl/TrRxoU


Fonte:  

Projeto “LIVRO NA ESCOLA, EM CASA, NA PRAÇA E EM TODO LUGAR” E MUITOS OUTROS MOMENTOS ESPECIAIS DA E.E.I.C.

Somos uma EQUIPE...  Trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo. É como ser uma parte fundamental de um corpo, mas sabendo que se...