sábado, 25 de abril de 2015

Curso Técnico em Orientação Comunitária.




ALUNAS: ANGELITA FREIRE VASCONCELOS
                MARILENE DE FÁTIMA ROSSI

PROFESSORA: MARIA STELLA MENDES SILVA

ORIENTADORA: CLEUSA MARIA DA SILVA

Políticas Públicas Sociais



  • Bibliografia Básica


BRAVO, M. I. S.; POTYARA, A. P. P. (Org.). Política social e democracia. São Paulo:
Cortez, 2002.

GEHLEN, I. Políticas Públicas e Desenvolvimento Social Rural. v. 18. São Paulo:
Perspectiva, 2004.

MONTAÑO, Carlos; DURIGHUETTO, Maria Lúcia. Estado, Classe e Movimento Social.
Col. Biblioteca Básica de Serviço social. v. 5. São Paulo: Cortez, 2010

SADER, E.; GENTILI, P. (org.). PósNeoliberalismo: as políticas sociais e o Estado
democrático. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

  • Bibliografia Complementar


ARRETCHE, M. T. S. Políticas Sociais no Brasil: descentralização em um Estado

Federativo. v. 14, n. 40. São Paulo: RBCS, 1999.


_______. Estado Federativo e Políticas Sociais: determinantes da descentralização. Rio 
de Janeiro: REVAN, 2000.


DOURADO, L. F.; PARO, V. H. (org.). Políticas Públicas e Educação Básica. São Paulo: 
Xamã, 2001.


OLIVEIRA, F. Estados, sociedade, movimentos sociais e políticas públicas no limiar do 
século XXI. Rio de Janeiro: FASE, 1994.






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Secretaria de Educação Básica. ... Seção 3 – Expansão da Educação Infantil e sua relação com as políticas públicas e os movimentos sociais .............. 23 ...

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do ensino brasileiro e das políticas de Educação Básica. O enfoque será o ... Sistema de ensino – conjunto de instituições de ensino –públicas e priva- das, de ...

portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012720.pdf
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Seção 4 – Políticas públicas para a criança de 0 a 6 anos ............... 26 ... Infantil, a legislação da Educação Básica e quem é o profissional da Educação. Infantil ...




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Desde os movimentos políticos e sociais que lutam para que ..... as classes e escolas especiais, os que têm dificuldades de aprendizagem e, sendo ou.

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a relação entre educação, escola e Estado no Brasil e as políticas educacionais em curso no país. ...... nas escolas públicas de educação básica, a LDB dispõe:.



Introdução à Economia e Política

  • Bibliografia Básica

BARAN, P. A Economia Política do Desenvolvimento. São Paulo: Abril, 1984.

BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política. A filosofia política e as lições dos
clássicos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.

CARNOY, Martin. Estado e Teoria Política. 6ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.

FURTADO, C. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.



  • Bibliografia Complementar


ARENDT, H. As esferas públicas e privadas. In: A condição humana. Rio de Janeiro:

Forense Universitária, 2003.

DE DECCA, E. O nascimento das fábricas. 10. ed. São Paulo: Brasiliense, 1996.

HUBERMAN, L. História da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro: LTC, 2010.

KANT, I. Crítica da Razão Pura. Rio de Janeiro: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

MARX, K. Contribuição à Critica da Economia Política. São Paulo: Expressão Popular, 
2008.


SMITH, A. A Riqueza das Nações. São Paulo Madras, 2009









Orientação para a Saúde e Medicina Preventiva


  • Bibliografia Básica

AKERMAN, M. Saúde e desenvolvimento local: princípios, conceitos, práticas e
cooperação técnica. HUCITEC, 2005.

BEAGLEHOLE, R.; BONITA, R.; KJELLSTROM, T. Epidemiologia e Prevenção: In:
Epidemiologia Básica. Escola Nacional de Saúde Pública, 2003.

CARVALHO, G. I.; SANTOS, L. SUS: Comentários à Lei Orgânica da Saúde (Leis
8.080/90 e 8.142/90) : Sistema Único de Saúde. Campinas: Unicamp, 2006.

CIANCIARULLO, Tamara Iwanow; GUALDA, Dulce Maria Rosa; SILVA, Gilberto
Tadeu Reis; CUNHA, Isabel C. Kowal Olm (Org). Saúde da Família e na Comunidade.
Robe Editorial, 2002.

COHN, A et al. A saúde como direito e como serviço. São Paulo: CORTEZ, 1999.
COSTA, Ediná Alves. Vigilância Sanitária. Proteção e Defesa da Saúde. São Paulo:
Sobravime, 2004.

DIAS, Nelsina Melo de Oliveira. Mulheres “Sanitaristas de Pés Descalços”. Editora
Hucitec, 1991.

FOUCAULT, M. O nascimento da medicina social. Rio de Janeiro: Graal, 1981.

SPINK, M. J. (Org.) Psicologia Social e Saúde. Petrópolis: Vozes, 2002.

  • Bibliografia Complementar

Antologia de Autores Cubanos. Saúde e Revolução Cubana. Rio de Janeiro: Achiamé, 
1983.


FERREIRA, C.M.S. Tentativa de suicídio na adolescência: dos sinais de aviso às
possibilidades de prevenção. Brasília: Tese de doutorado em Psicologia/UnB, 2003.

ZIMERMAN, David E; Osório, Luiz Carlos. Como Trabalhamos com Grupos. Artmed,
1997.

ZIMMERMANN, Walther. Terapêutica Homeopática. Organização Andrei Editora
Ltda., 1987












Tópicos Especiais em Economia


  • Bibliografia Básica
BATALHA, M. O. (coord). Gestão Agroindustrial. São Paulo: Atlas, 2009.

BRANDT, S.A. Comercialização agrícola. Piracicaba : Livroceres, 1980.

BELIK, W.; MALUF, R.S. (orgs.). Abastecimento e Segurança Alimentar: os limites da
liberalização. Campinas: IE/UNICAMP. RJCPDA, 2000.

CLEMENTE, A. & HIGACHI, H. Y. Economia e Desenvolvimento Regional. São Paulo:
Atlas, 2000.

GRASSI, T. Economia agrícola: princípios básicos e aplicações. Curitiba: Editora da
UFPR, 1989.

GOHN, M. G. Educação nãoformal e cultura política: impactos sobre o associativismo
do terceiro setor. São Paulo: Cortez, 2005.

MANCE, Euclides André. A Revolução das Redes: a colaboração solidária como uma
alternativa póscapitalista à globalização. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

RAMOS, P.; REYDON, B. P. Agropecuária e agroindústria no Brasil: ajuste, situação
atual e perspectivas. Campinas: Abra, 1995.

REBONATTO, Carlos Alberto Trinada. A Cooperação e o Cooperativismo: retrospecto
histórico, classificação e natureza jurídica das cooperativas. IN: Revista Perspectivas
Econômica. Ano XIX, n. 51, 1985.

REIS, Carlos Nelson dos; AGUIAR, Cristina Silveira. Das Origens do Cooperativismo à Economia Solidária. In Anais da III Jornadas de História Econômica. Montevideo/Argentina: AUDHE, 2003.

SILVA, J. G. A nova dinâmica da agricultura brasileira. Campinas: Unicamp. IE, 1996.

SINGER, Paul. Curso de Introdução à Economia Política. São Paulo: Forense
Universitária, 2004.

SOUZA, L. C. Associações. Vitória: Sebrae, 2007.

SOUZA, Nali de Jesus (coord.) Introdução à Economia. São Paulo: Atlas, 1997.

  • Bibliografia Complementar

BRANDT, S.A. O mercado agrícola brasileiro. São Paulo: Nobel, 1979.

CHRISTOFOLETTI, A. Modelagem de Sistemas Ambientais. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 1999

PZEE, M. M. M. Diretrizes metodológicas para o zoneamento ecológicoeconômico
do Brasil. Brasília/DF: MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, 2004.

RAMALHO FILHO, A.; BEEK, K. J. Sistema de avaliação da aptidão agrícola das
terras. 3. ed. rev. Rio de Janeiro: Embrapa, 1995.

TEDESCO, J. C. (org.). Agricultura Familiar: realidades e perspectivas. Passo Fundo:
UPF, 2001.

ZYLBERSZTAJN, D.; NEVES, M.F. (org.) Economia & Gestão dos Negócios
Agroalimentares. São Paulo: Pioneira, 2002.










portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15672
16 dez. 2009 ... Aprender que, no exercício de conviver, a cooperação é fundamental. ... a brincadeira da “Dança das Cadeiras Cooperativas”, uma re-criação ...

Educação Social e Cidadania em 
Periferias Urbanas e Rurais



  • Bibliografia Básica


CARO, S. M. P. Educador social no trabalho com a criança e o adolescente: identidade 
e competências. Revista de Ciências da Educação, v.3, n.4, 2001.



__________. Educador Social: proposta de formação e descrição do perfil psicológico. 
Campinas: PUCCampinas, 

2003.


BUFFA, E. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? S. Paulo: Cortez, 2004.

CALDART, Roseli Saleti. Pedagogia do Movimento Sem Terra. São Paulo: Expressão
Popular, 2004.

CALDEIRA, Tereza Pires do Rio. A Política dos outros. O cotidiano dos moradores das 
periferias e o que pensam do poder e dos poderosos. São Paulo: Editora Brasiliense, 

1984.


FREIRE, P. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. 6. Edição. São Paulo, Cortez, 
2005.


______. Educação NãoFormal 
no Brasil: anos 90. São Paulo: Cidadania/textos, n. 10,
1997.

KOLLING, E. J.; CERIOLI, P. R.; CALDART, E. R. S. Por uma educação do campo. 4.
ed. Brasília: AncaAssociação 
Nacional de Coop. Agrícola, 2002.

LIMA, L. C. Organização escolar e democracia radical: Paulo Freire e a governação
democrática da escola pública. S. Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2000.

RAMOS, M. N. & MOREIRA, T. M. & SANTOS, C. A. Referências para uma política
nacional de educação do campo. Brasília: MEC/SEIF, 2004.

PETRUS, A. Pedagogia social. Barcelona: Ariel, 1998.

TRILLA, J. Profissão: Educador Social. Porto Alegre: ARTMED, 2003.

  • Bibliografia Complementar
ARROYO, M. R.; CALDART, S. M.; MOLINA, C. Por uma Educação do campo. 
Petrópolis: Vozes, 2004.

ASSMANN, H. Reencantar a Educação: rumo à sociedade aprendente. 9. ed. 
Petrópolis: Vozes, 2001

ASSMANN, H.; MO SUNG, J. Competência e Sensibilidade Solidária: Educar para a
esperança. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.

CALDEIRA, Tereza Pires do Rio Cidade de muros. Crime, segregação e cidadania em
São Paulo. São Paulo: Ed. 34, 2000.

MEIRELES, P. Glossário de Serviço Social. São Paulo: Brasiliense, 1993



Novos conhecimentos...

Publicações (Secadi)

Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13165&Itemid=913




Centro de Referência Virtual do Professor | (31) 3379 - 8429 / (31) 3379 - 8505 


(31) 3379 - 8392 -crv@educacao.mg.gov.br

  • http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index2.aspx??id_objeto=23967


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Acesse materiais temáticos, módulos de auto-aprendizagem, proposições de ensino, parâmetros e referenciais, recursos em diversos formatos para fundamentação e enriquecimento da prática docente. 
  • http://portaldoprofessor.mec.gov.br/materiais.html

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Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP
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Biblioteca Nacional Digital Brasil
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Domínio Público - Acesso a obras de domínio público ou que foram devidamente cedidas pelos titulares dos direitos autorais. No total, são 14 mil títulos, sendo 10 mil em arquivos em texto e 4 mil em outras mídias (imagem, som e vídeo), entre obras literárias, artísticas e científicas.
Instituto Paulo Freire
Wikipédia - enciclopédia livre na Internet
Wikipédia em português - enciclopédia livre em português
REVISTAS ONLINE 
DICIONÁRIOS ONLINE 
EDUCAÇÃO FÍSICA E CULTURA
OMNICORPUS - Site Dedicado à Educação Física, Educação & Cultura
Página do PROEFE - Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Física Escolar da Escola de Educação Física da UFMG
TEMAS GERAIS - ESCOLAS
Alô, Escola - Informações para professores e estudantes. O site, da TV Cultura de São Paulo, disponibiliza a educadores e alunos farto material de apoio para o desenvolvimento de seus cursos, temas de pesquisas e estudos, com base nos programas educativos transmitidos pela TV. Há informações gerais sobre os programas, indicações bibliográficas, ilustrações.
Aprendiz - Uma das maiores ambições do Portal é transformar as cidades em espaços educativos.
Ciber Dúvidas - Tira dúvidas sobre a Língua Portuguesa
Escola Digital - É uma plataforma de busca que reúne objetos e recursos digitais voltados a apoiar processos de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula
Idéias da Fundação Victor Civita para usar Internet com seus alunos - O que tem no site: a Fundação publica roteiros simples e avançados para projetos educativos através da Internet. Também há um serviço de Busca de Parceiros para encontrar escolas interessadas em desenvolver projetos cooperados.
Instituto Ayrton Senna - Portal de Educação e Tecnologia.
Microsoft - Conteúdos Educacionais - Programas inovadores ao seu alcance - Desde 2003 a iniciativa mundial Parceiros na Aprendizagem da Microsoft, em conjunto com instituições e universidades, tem desenvolvido diferentes Programas Educacionais que estimulam e capacitam o uso da tecnologia por alunos e educadores no dia a dia escolar, com objetivo de aprimorar a qualidade do ensino-aprendizagem e intensificar a inclusão digital e social.
Novo Telecurso - Apresenta aulas de todas as disciplinas do ensino fundamental e médio, e ainda Música e Teatro. Além das teleaulas, o usuário pode baixar gratuitamente as apostilas do Telecurso 2000.
Porvir - Nossa concepção de educação compreende diferentes espaços e atores que promovem processos de ensino-aprendizagem, entre eles escolas, universidades, empresas, organizações sociais e governos.
Educação a Distância - USP - O programa possui uma rede de centros de pesquisa em tecnologias da Informática na Educação a Distância e já conta com projetos-piloto nas área de Educação Ambiental e Física para o 2º grau, e Matemática para professores primários
Psicopedagogia on line - Artigos, entrevistas com profissionais da área, lista de instituições que ministram o curso e divulga eventos, além de oferecer outros serviços (como Boletim Mensal via e-mail e associação junto à ABPp - Associação Brasileira de Psicopedagogia).
Universia - Brasil - Acesso gratuito à Internet aos universitários, banco de emprego para a comunidade acadêmica e a realização de avaliação interativa para que os estudantes testem seus conhecimentos
UOL Educação - Todo mês são publicados on-line alguns artigos da edição impressa dessa revista voltada para professores do ensino médio e fundamental

FILMES NA WEB
O cinema e a sala de aula - Filmes como recursos didáticos
Porta Curtas
FONTE: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?id_projeto=27&ID_OBJETO=58485&tipo=ob&cp=&cb=






EQUIPE DO CURSO TÉCNICO EM ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA.
RIO CASCA, ABRIL2015

Mais importante que a vontade de vencer é a coragem de começar.


ALUNAS: ANGELITA FREIRE VASCONCELOS
                   MARILENE DE FÁTIMA ROSSI

PROFESSORA: MARIA STELLA MENDES SILVA

ORIENTADORA: CLEUSA MARIA DA SILVA


Disciplina: Orientação para a Saúde e Medicina Preventiva. 




Artigos. Terapia com animais: cães que ajudam a curar
http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/pais/artigos/terapia-com-animais/


AMIGO FIEL
Ter contato com animal proporciona um ambiente agradável e pode melhorar a qualidade de vida de ambos. Os benefícios nas terapias para crianças são de total importância para o estado, físico, mental, social e emocional:.
Benefícios Físicos
• Os exercícios e estímulos são variados, aumentando a mobilidade;
• A terapia ajuda a regular a pressão arterial, com reações químicas positivas (segundo estudos divulgados por programas americanos, ingleses e canadenses);
• Bem-estar geral;
• Redução do estado de dor;
• Dá um novo ânimo para as funções da fala e físicas.
Benefícios Mentais
• Estimula a memória do paciente levando em conta as diversas observações relativas à vida da criança e dos animais com os quais mantém contato. Exercícios de cognição através de material usual do animal, da alimentação e de higiene.
Benefícios Sociais
• Oportunidade de comunicação e sentido de convivência;
• Recreação, diversão e alívio do tédio do cotidiano. Redução da sensação de isolamento;
• Possibilidade de troca de informações e de ser ouvido;
• Sentimento de segurança, socialização e motivação.
Benefícios Emocionais
• Amor incondicional e atenção, espontaneidade das emoções, redução da solidão, diminuição da ansiedade, relaxamento, alegria, reconhecimento de valor, troca de afeto;
• Vínculo e aumento de confiança com o ser humano, com o foco nos participantes da terapia;
• Reações positivas a estímulos (alimentação, necessidades básicas e higiene);
• Os benefícios continuam mesmo depois das visitas, através das lembranças e experiências positivas.


Fonte: http://www.hospitalinfantilsabara.org.br/saude-da-crianca/informacoes-sobre-doencas/saiu-na-imprensa/textos/terapia-animal-na-recuperacao-de-criancas.php





Filme Pegada completo Dublado Baseado em fatos reais

https://www.youtube.com/watch?v=_er8op0uI5k


Concluímos com esse trabalho que: "O desafio para vencer no dia -a-dia é grande com esse trabalho vimos que a luta para uma vida melhor na área da saúde, no convívio familiar e na educação é constante. 
Todos nós devemos acreditar que  os nossos sonhos e a nossa força de vontade  que faz tudo funcionar como um ambiente facilitador em prol da saúde e do desenvolvimento do indivíduo em tratamento; é a instituição ou as instituições, considerando desde as responsáveis pela formação dos profissionais, até as assistenciais, que podem funcionar como este ambiente facilitador para o desenvolvimento e amadurecimento das equipes; como uma rede interligada onde circulam tanto as dificuldades próprias do ser humano, como as possibilidades e condições necessárias para transpor os entraves e alcançar os objetivos propostos."

Equipe do Curso Técnico em Orientação Comunitária.
Angelita, Cleusa, Marilene e Stella

Abril/2015

As coisas mais simples da vida são as mais extraordinárias, e só os sábios conseguem vê-las. (Paulo Coelho‎)

Projeto “LIVRO NA ESCOLA, EM CASA, NA PRAÇA E EM TODO LUGAR” E MUITOS OUTROS MOMENTOS ESPECIAIS DA E.E.I.C.

Somos uma EQUIPE...  Trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo. É como ser uma parte fundamental de um corpo, mas sabendo que se...