quarta-feira, 30 de março de 2016

1º Seminário do Curso de ...


O TRABALHO DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL DE LIBRAS.

PALESTRANTE: ROSEMARY DE JESUS CATARINO

Se a imagem nao carregar, clique em voltar em seu navegador e tente novamente!



Com essa palestra recebemos novas informações com o objetivo de refletir sobre algumas questões relativas à surdez, propiciando um olhar diferenciado de dois mundos desconhecidos entre si, o do surdo em relação ao mundo ouvinte e do ouvinte em relação ao mundo dos surdos.
A libras é um diferencial na identificação dos surdos, a expressão facial e corporal que acompanham os sinais também são partes importantes na composição da cultura dos surdos. Mesmo com língua própria eles sofrem com a diversidade e o preconceito do mundo dos ouvintes.
A linguagem brasileira de sinais foi criada com o objetivo de utilizar os gestos e os sinais para substituir os sons durante a comunicação. Os sinais são uma forma comum de entendimento entre pessoas mudas ou surdas eles compartilham de uma dificuldade em comum que é entender e ser entendido. Assim como a linguagem oral a língua de sinais pode variar de região para região, com a criação de variações linguísticas como as gírias.
É preciso mergulhar fundo neste mundo da linguagem de sinais para aprendermos entendermos melhor o outro e assim vermos que somos todos iguais... E para vencermos os obstáculos basta olharmos com os olhos do coração. 


PONTOS MARCANTES DA PALESTRA...
·      Libras: Que língua é essa?
·      Contraste entre a LIBRAS e a LÍNGUA PORTUGUESA.
·      O surdo com a cultura surda.
·      Histórico da profissão de tradutor de LIBRAS.
·      Legislação – Lei nº 10.436, 24 de abril 2002.
·      Decreto n º 5.626, 02/12/2005.
·      Lei nº 12.319, 1º de setembro 2010.
·      Formação do profissional intérprete de libras.
·      O respeito, a ética, o saber olhar ...




Se a imagem nao carregar, clique em voltar em seu navegador e tente novamente!















Agradecemos ao professor Mauro e a Professora Rosemary, por nos ensinar que a cada dia podemos recomeçar e aprender com o outro.
Abraços... Dos alunos (as) da Turma 02 do curso de LIBRAS.
Março/2016



Fique por dentro...


Baixe várias apostilas, glossários e livros de Libras grátis, é só clicar no nome de qual você deseja e baixar. Bons estudos!

APOSTILA DE LIBRAS NÍVEL BÁSICO – NEPES/SC
CURSO BÁSICO DE LIBRAS – SURDO.ORGASPECTOS LINGUÍSTICOS DA LIBRAS/PRLIBRAS EM CONTEXTO – 2007- MECJOGOS E BRINCADEIRAS PARA CURSOS DE LIBRAS – PRINTRODUÇÃO À GRAMÁTICA DE LIBRAS – INES/RJCURSO INTERMEDIÁRIO DE LIBRAS – NEPES/SCAPOSTILA DE LIBRAS PARTE 1 – INTÉRPRETE HÉLIOAPOSTILA DE LIBRAS PARTE 2 – INTÉRPRETE HÉLIOAPOSTILA DE LIBRAS PARTE 3- INTÉRPRETE HÉLIOAPOSTILA DE LIBRAS PARTE 4- INTÉRPRETE HÉLIOAPOSTILA DE LIBRAS PARTE 5- INTÉRPRETE HÉLIOAPOSTILA DE LIBRAS – COMUNICAR PIB CURITIBA- MÓDULO 1APOSTILA DE LIBRAS – COMUNICAR PIB CURITIBA- MÓDULO 2APOSTILA “O QUE TODO PEDAGOGO PRECISA SABER SOBRE LIBRAS”APOSTILA “ESCRITA DE SINAIS SEM MISTÉRIO”APOSTILA GUIA DE ESTUDO DE LIBRASAPOSTILA COMO ESCREVER EM SIGN WRITINGLibras em estudo: ensino-aprendizagemLíngua Brasileira de Sinais II: Letras LibrasLíngua Brasileira de Sinais I: Letras Libras – UFSMCurso de Libras -UFSJO tradutor intérprete de língua de sinais e língua portuguesaLíngua Portuguesa e LIBRAS – UFPBQuestões teóricas da pesquisas em línguas de sinaisLíngua Brasileira de Sinais I : UFSC Primeiro Dicionário de Libras do Brasil – FlausinoEntre a visibilidade da tradução da língua de sinais e a invisivilidade da tarefa do intérpreteAprender a VerDespertar do SilêncioOs papéis do Intérprete na sala de aula inclusivaAjudando seu filho a aprenderEnsino de Língua Portuguesa para Surdos volume 1Ensino de Língua Portuguesa para Surdos volume 2L I B R A S Contexto EscolarApresentação e Cumprimentos em LIBRASAPRENDENDO LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO SEGUNDA LÍNGUA
Língua portuguesa e libras – teorias e práticas
Idéias para ensinar português para alunos surdos

FONTE: https://librasdiaria.wordpress.com/category/apostilas/
**********************************************************
Segue abaixo alguns vídeos, com certeza vai ajudar no aprendizado da língua brasileira de sinais. Basta clicar na palavra do tema que deseja aprender.
Assista, aprenda e compartilhe com os seus amigos!
 Todos os vídeos foram encontrados no youtube e foram gravados por terceiros.
FONTE: https://librasdiaria.wordpress.com/category/videos-em-libras/







 Baixe ou visualize a cartilha nesse link:http://bit.ly/1ngPyRC.

Fonte: https://librasdiaria.wordpress.com/2014/07/29/cartilha-como-agir-diante-de-uma-pessoa-com-deficiencia/

sábado, 26 de março de 2016

INCLUSÃO: O QUE É LIBRAS?

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS
LIBRAS (língua Brasileira de Sinais) é usada pela maioria das pessoas surdas. A sua origem vem da linguagem de sinais francesa mas, ao contrário do que muitos acreditam, a língua de sinais não é universal.

Cada país possui a sua e está é influenciada pela cultura nacional.




ARTIGOS SOBRE SURDEZ
KARIN LILIAN STROBEL

IDENTIDADE

GLADIS PERLIN

SUBJETIVIDADE


 HISTÓRIAS INFANTIS EM LIBRAS
 BRANCA DE NEVE - http://1drv.ms/1E2cCqA
 A BELA ADORMECIDA - http://1drv.ms/1RvBz8o
HISTÓRIAS INFANTIS EM LIBRAS PARA DOWNLOAD – PARTE 2
CHAPEUZINHO VERMELHO - http://1drv.ms/1HcTopR
FONTE: http://atividadeparaeducacaoespecial.com/category/deficiencia-auditiva/

Fonte: https://www.blogger.com/profile/07104313012298507056

quinta-feira, 17 de março de 2016

Foi Maravilhoso esse acontecimento em Rio Casca, MG










Neste sábado, na cidade de Rio Casca, foi celebrado o casamento de uma surda com um ouvinte. A cerimônia, especial, foi celebrada pelo único padre surdo, do Brasil. Ponte Nova - 14.03.16

Fonte: https://www.facebook.com/tveducaroficial/?ref=nf

domingo, 13 de março de 2016

Vídeo Paulo Freire Contemporâneo

Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre

1 .Paulo Freire Contemporâneo (Parte 1)

2 .Paulo Freire Contemporâneo (Parte 1). (LIBRAS)
3 .Paulo Freire Contemporâneo (Parte 2)
4 .Paulo Freire Contemporâneo (Parte 2). (LIBRAS)

Fonte: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaObraForm.do?first=50&skip=0&ds_titulo=Paulo&co_autor=&no_autor=&co_categoria=102&pagina=1&select_action=Submit&co_midia=6&co_obra=&co_idioma=&colunaOrdenar=null&ordem=null

Projeto “LIVRO NA ESCOLA, EM CASA, NA PRAÇA E EM TODO LUGAR” E MUITOS OUTROS MOMENTOS ESPECIAIS DA E.E.I.C.

Somos uma EQUIPE...  Trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo. É como ser uma parte fundamental de um corpo, mas sabendo que se...