quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

5 filmes para discutir a adolescência



Como mãe e professora... estou aprendendo ...

5 filmes para discutir a adolescência


Nova Escola


Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/5-filmes-discutir-adolescencia-807969.shtml




A adolescência traz consigo uma série de questionamentos. Veja uma seleção de filmes para promover o debate sobre o assunto com a garotada


Ser aceito pelo grupo, lidar com as modificações no próprio corpo, aceitar as diferenças, descobrir e explorar a sexualidade. Enfim, encarar as dores e as delícias de crescer. Esses são temas praticamente universais para qualquer adolescente. 

A reportagem "Todas as coisas da vida" (VEJA 2397, 29 de outubro de 2014) narra o processo de produção do filme Boyhood - Da Infância à Juventude, do cineasta americano Richard Linklater. Para contar a história de vida do jovem Mason Jr., o diretor utilizou um método incomum. Durante 12 anos, Linklater gravou cenas que retratam o dia a dia do personagem (interpretado por Ellar Coltrane) com o intuito de captar as transformações vividas por ele dos 6 aos 18 anos de idade. A ideia central do filme é mostrar as situações pelas quais os jovens passam à medida que vão amadurecendo. 

Indicamos a seguir cinco filmes - entre curtas e longas-metragens - que também podem instigar a reflexão sobre diferentes aspectos do cotidiano dos jovens. Confira:

As melhores coisas do mundo
Inspirado na série de livros Mano, do jornalista Gilberto Dimenstein, o terceiro longa-metragem da cineasta Laís Bodanzky retrata as experiências de um adolescente de 15 anos. Temas como bullying, preconceito, homossexualidade, além de um mergulho no universo dos adolescentes, estão presentes na trama.

Gênero: Ficção
Direção: Laís Bodanzky
Duração: 105 min
Ano: 2010
País: Brasil

As vantagens de ser invisível
Adaptação para as telas de livro homônimo do diretor e escritor americano Stephen Chbosky, o filme retrata a luta de Charlie (Logan Lerman) para vencer a depressão e, ao mesmo tempo, se adaptar à rotina da nova escola, fazer novos amigos e vivenciar suas primeiras experiências sexuais. 

Gênero: Ficção
Direção: Stephen Chbosky
Duração: 102 min
Ano: 2012
País: Estado Unidos

Vestido de Laerte
Depois de assumir sua transgeneridade, a cartunista Laerte se transformou em uma dos porta-vozes dos direitos LGBT. O curta acompanha a artista em seu périplo pela burocracia dos serviços públicos em busca de ter sua condição de gênero oficialmente reconhecida.

Gênero: Ficção 
Direção: Claudia Priscilla e Pedro Marques
Duração: 13 min
Ano: 2012
País: Brasil
Assista o filme na íntegra aqui.


Eu não quero voltar sozinho
Leonardo (Guilherme Lobo) é um adolescente cego que sofre bullying de seus colegas de escola. A chegada de um novo aluno, Gabriel (Fábio Audi), amplia seu círculo de amizades, antes restrito à sua amiga de infância Giovana (Tess Amorim). Ao mesmo tempo, ele tem de lidar com os ciúmes de Giovana da nova amizade que começa a se formar e entender os sentimentos que surgem a partir de sua aproximação com o novo colega.

Gênero: Ficção
Direção: Daniel Ribeiro
Duração: 17 min
Ano: 2010
País: Brasil

Espelho torcido
Como lidar com a angústia de ter um corpo que não se encaixa nos padrões de beleza socialmente aceitos? Tendo essa questão em mente, esse curta de dois minutos contesta a definição de belo e tenta mostrar que a beleza é uma questão de ponto de vista.

Direção: Luiza Junqueira
Duração: 2 min
Ano: 2013
País: Brasil
Assista íntegra do vídeo no aqui.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/5-filmes-discutir-adolescencia-807969.shtml

Adolescentes - Entender a cabeça dessa turma é a chave para obter um bom aprendizado

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/adolescentes-entender-cabeca-431429.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADOREI A SUA VISITA!!! SEJAM BEM-VINDOS!!!

STELLA - E.E.I.C. - RIO CASCA - MG

Projeto “LIVRO NA ESCOLA, EM CASA, NA PRAÇA E EM TODO LUGAR” E MUITOS OUTROS MOMENTOS ESPECIAIS DA E.E.I.C.

Somos uma EQUIPE...  Trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo. É como ser uma parte fundamental de um corpo, mas sabendo que se...