terça-feira, 24 de março de 2015

Participação da Equipe do Curso Técnico em Orientação Comunitária no Curso: Cozinha Brasil.



Curso Cozinha Brasil em Rio Casca, MG. 
Ofertado em Rio Casca pelo Sesi em Parceria com as Secretarias de: Assistência Social e Cultura.

http://www.portaldaindustria.com.br/sesi/canal/canalcozinhabrasil/


Equipe do Curso Cozinha Brasil -SESI - . Transmitiu nos dias 24,25 e 26 de fevereiro/2015 informações e orientações para termos qualidade de VIDA.




Nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro/2015 o Município de Rio Casca, MG recebeu a visita da Equipe da Cozinha Brasil para mostrar como reaproveitar, armazenar e preparar todos os alimentos adequadamente.
Foi relatado que a falta de conhecimento da população sobre as propriedades nutricionais dos alimentos é um dos fatores que levam ao desperdício. Além da conscientização sobre o desperdício dos alimentos, a população também precisa conhecer os alimentos que farão bem ou mal para a saúde.
Reaproveitar alimentos é uma ação de sustentabilidade e uma forma de utilizar melhor o alimento, potencializando suas qualidades nutritivas.
Aprendemos  que os grandes teores de vitaminas, minerais, fitonutrientes e fibras encontram-se nas sementes, nas cascas e nos bagaços.
Muitos alimentos podem ser utilizados de forma integral, como frutas e verduras. 
Ao utilizar o alimento em sua totalidade,  precisamos pensar em soluções e sugestões criativas.
Foi informado que é nas cascas, nas sementes e no bagaço que encontramos altos teores de fibras que auxiliam no controle da glicemia,  possibilitando o emagrecimento e a economia de calorias, além de produção de sensação de saciedade, redução de colesterol, diminuição do tempo de trânsito intestinal, contribuindo para que os agentes carcinogênicos e substâncias tóxicas fiquem menos tempo em contato com as paredes intestinais e sejam eliminados.
O nutricionista Fred Bueno e toda equipe deixou claro para todos que podemos fazer deliciosas receitas reaproveitando os alimentos.
Concluímos que: “A educação nutricional começa em casa, mas na escola o professor pode trabalhar com os alunos maneiras de se reaproveitar alimentos”. Porque partes de alimentos e sobras podem ser reaproveitadas, tornando-se receitas novas e deliciosas.


Receitas - Sesi Cozinha Brasil

O Sesi Cozinha Brasil quer compartilhar com você algumas receitas diferentes e deliciosas, sempre com um detalhe especial, seja com aproveitamento de alimentos, seja com novos ingredientes. Todo mês, duas novas receitas. Confira algumas a seguir:





PARABÉNS PARA TODOS QUE PARTICIPARAM !!!  TURMA DA MANHÃ, TURMA DA TARDE E TURMA DA NOITE... VOCÊS SÃO NOTA 10!!!

Angelita Vasconcelos , Cleusa Maria SilvaMarilene Rossi eMaria Stella Mendes Silva do Curso Técnico em Orientação Comunitária agradece a todos que contribuíram com este momento de novas sabedorias: Alunos, Professores, Semas Rio Casca, Amigos, Fred Bueno e equipe do Cozinha Brasil.




Ingredientes

2 xícaras (chá) de arroz cozido
2 ovos
1 xícara (chá) de leite desnatado
1 xícara (chá) de talos diversos
(couve, brócolis, salsa, etc.)
1 xícara (chá) de aveia em flocos finos
1 colher (sopa) de fermento em pó
½ xícara (chá) de cenoura com casca ralada
Cheiro verde a gosto
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
2 dentes de alho amassado 

Modo de preparo

Bater no liquidificador o arroz, os ovos e o leite até ficar consistente. Despejar a mistura em um recipiente e adicionar os demais ingredientes. Misturar bem. Fazer pequenos bolinhos com as mãos umedecidas, colocar em uma forma ou refratário untado com óleo ou margarina e levar ao forno pré-aquecido para assar.

Rendimento:
 40 porções
Tempo de preparo: 75 min. 


Equipe do Curso Técnico em Orientação Comunitária conquistando novos conhecimentos... Parabéns Angelita Vasconcelos e Marilene Rossi pela grande vontade de vencer sempre!!! Vocês são nota 10!!!! Beijossssssss Maria Stella Mendes Silva

Ingredientes
2 xícaras (chá) de Couve Manteiga
1 litro de água
1 xícara (chá) de Polpa de Maracujá
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de Suco de Limão

Modo de Preparo

Lave bem as folhas de couve, pique-as, coloque no liquidificador e bata com a água. Acrescente a polpa de maracujá e bata rapidamente. Coe junto com os demais ingredientes. Sirva bem gelado. Dica: Sucos são indicados para ajudar a manter o corpo hidratado. O suco da horta é rico em vitamina C e ferro.

Rendimento: 5 porções
Tempo de Preparo: 20 min 
Ingredientes

1 xícara (chá) de suco de abacaxi com casca
1 manga com casca
1 limão
1/2 xícara (chá) de inhame cozido
Açúcar a gosto

Modo de Preparo

Lave e higienize o abacaxi e a manga e pique-os. Coloque-os no liquidificador com o inhame cozido, o açúcar e o suco de limão. Coe e sirva bem gelado. Dica: O inhame é fonte de energia e é de fácil digestibilidade. Ajuda a amenizar os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), reforça as defesas do organismo e ainda possui ação anti-inflamatória.

Rendimento
: 6 porções
Tempo de preparo: 20 min 

P

articipação de funcionárias do Asilo Padre Antônio no COZINHA BRASIL. Realização do SESI/FIEMG em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Cultura. O COZINHA BRASIL visa a promoção de uma alimentação saudável com mudanças de comportamento em relação à produção, preparação e consumo dos alimentos.
 — com Ana Célia Duelli Alvarenga




Para conservar o bom funcionamento do coração, ter uma vida saudável, ser feliz, terás de ter uma alimentação saudável.
Parabéns para toda equipe do Curso Cozinha Brasil. A participaçao foi nota 10!!!






Aprenda a fazer o delicioso Empadão de Frango, que leva em seu recheio o delicioso inhame, rico em nutrientes que reforçam as defesas do organismo e tem ação anti-inflamatória.

Ingredientes:


Massa
1 xícara (chá) de margarina
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de leite
1 ovo
Sal a gosto
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 gema para pincelar

Recheio
400g de frango
3 xícaras (chá) de inhame
2 xícaras (chá) de cenoura
3 colheres (sopa) de margarina
½ xícara (chá) de cebola
1 xícara (chá) de tomate picado
3 colheres (sopa) de cheiro-verde
Sal a gosto
½ xícara (chá) de água
3 colheres (sopa) de farinha de trigo

Modo de preparo: Cozinhe o peito de frango e desfie. Cozinhe o inhame e a cenoura até ficarem macios, amasse e reserve. À parte, derreta a margarina, acrescente a cebola, o tomate, o cheiro-verde e o sal. Acrescente os legumes amassados, a água e engrosse com a farinha de trigo. Reserve. Junte a margarina e a farinha de trigo e amasse bem, acrescente os demais ingredientes e forme uma massa homogênea. Abra a massa com um rolo; forre o fundo e as laterais de uma assadeira, coloque o recheio e cubra com o restante da massa, pincele com a gema e coloque para assar em forno preaquecido.

Dica: O inhame ameniza cólicas menstruais e outros sintomas da TPM.

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 1h
Valor calórico: 491kcal

SAIBA MAIS – Acesse o site do Globo Repórter para assistir à reportagem sobre o Cozinha Brasil e para conhecer as receitas disponíveis!
http://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2015/02/guia_alimentar_populacao_brasileira.pdf


Acredite, você pode tudo


Se ficar difícil, enfrente, e quando ficar fácil, agradeça.
Se a tristeza rondar, alegre-se, e quando ficar alegre, contagie.
E quando recomeçar, acredite.
Você pode tudo.
Tudo consegue pelo amor, e pela fé que você tem em Deus!

Obrigada por tudo meu Deus!!!
STELLA/ RIO CASCA, MG.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADOREI A SUA VISITA!!! SEJAM BEM-VINDOS!!!

STELLA - E.E.I.C. - RIO CASCA - MG

Projeto “LIVRO NA ESCOLA, EM CASA, NA PRAÇA E EM TODO LUGAR” E MUITOS OUTROS MOMENTOS ESPECIAIS DA E.E.I.C.

Somos uma EQUIPE...  Trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo. É como ser uma parte fundamental de um corpo, mas sabendo que se...