quarta-feira, 8 de abril de 2015

Curso Técnico em Orientação Comunitária - IFMG - PRONATEC





TRABALHO AVALIATIVO

DISCIPLINA: ORIENTAÇÃO PARA SAÚDE E MEDICINA PREVENTIVA


  • DEBATE SOBRE O TEMA
  • FILME: JOGO DA VIDA
  • VÍDEOS


ALUNAS: ANGELITA FREIRE VASCONCELOS
                   MARILENE DE FÁTIMA ROSSI

PROFESSORA: MARIA STELLA MENDES SILVA

ORIENTADORA: CLEUSA MARIA DA SILVA





08 de Abril - Dia Mundial de Combate ao Câncer

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm como ponto em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos.


No dia 8 de abril acontece o Dia Mundial de Combate ao Câncer, uma data que tem como objetivo chamar a atenção de líderes políticos e de toda a sociedade em geral para o crescimento dos índices da doença, que, segundo o IBGE, vem crescendo continuamente nas duas últimas décadas.
câncer, também chamado de neoplasia, é um conjunto de mais de 100 doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado das células. Tais células se dividem muito rapidamente, invadindo tecidos e órgãos e formando tumores que podem se espalhar (metástase) para outras regiões do corpo. O câncer tem causas variadas, podendo surgir de fatores externos, como o ambiente em que a pessoa vive ou hábitos e costumes presentes em nosso dia a dia; ou também por fatores internos, que na maioria das vezes estão geneticamente predeterminados.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, cerca de 80% a 90% de todos os casos da doença estão associados a fatores externos, sendo alguns deles bem conhecidos como o tabagismo, exposição excessiva ao sol, vírus que podem causar leucemia, hábitos alimentares, alcoolismo, hábitos sexuais, medicamentos e fatores ocupacionais.
Os vários tipos de câncer correspondem ao diferentes tipos de células que temos em nosso organismo. Por exemplo, se o câncer se inicia nos tecidos epiteliais, como pele e mucosas, ele é chamado de carcinoma. Se ele começa em tecidos conjuntivos, como músculos, ossos ou cartilagens, ele é chamado de sarcoma, e assim por diante. O que diferencia os diversos tipos de câncer é a velocidade com que as células se multiplicam e sua capacidade de invadir tecidos e órgãos.
Especialistas creem que alguns fatores de risco são os causadores de alguns tipos de tumores malignos, sendo o principal fator o tabagismo, seguido de consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, dieta pobre em fibras, vida sedentária e obesidade.  Diante disso, a melhor forma de se prevenir do câncer é parar de fumar; ter uma alimentação saudável com maior consumo de frutas, verduras, legumes e cereais, diminuir o consumo de alimentos gordurosos; evitar ou diminuir o consumo de bebidas alcoólicas; praticar atividades físicas regularmente; evitar a exposição prolongada ao sol; e fazer exames regulares, pois isso ajuda na detecção precoce de um eventual câncer.
tratamento do câncer pode ser feito através de quimioterapia, na qual são utilizados vários medicamentos para combater o tumor; radioterapia, na qual se utilizam radiações para destruir o tumor ou impedir que suas células continuem se dividindo; ou transplante de medula óssea, indicado para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue. 

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia


FONTE: http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-mundial-de-combate-cancer.htm



Jogo da Vida (2012)
Akkie, menina do tipo durona, é craque no time de futebol da escola e, ainda muito jovem, não se deu conta de que tem atração por um garoto de sua turma com quem vive em atrito. Ao ser diagnosticada com leucemia, ela precisa lutar por sua vida ao lado dos pais e dos amigos e abrir seu coração para o amor.
Título Original:Achtste-Groepers Huilen Niet
Elenco:Eva van der Gucht, Hanna Obbeek, Nils Verkooijen, Fiona Livingston, Bram Flick, Amin Belyandouz
Direção:Dennis Bots
Nacionalidade:Holandesa
Gênero:Drama











CÂNCER x BENÇÃO DE DEUS NA MINHA VIDA

Todos os dias ouvimos histórias de pessoas que superaram o câncer são bons exemplos de que a luta contra a doença é capaz de terminar na vitória do paciente.
Vontade de vencer, apoio da família e de amigos, acompanhamento médico específico e disciplina são meios importantes para alcançar o objetivo. Compartilhar informações sobre a doença é um meio de estimular a luta contra a doença.
O nosso grande amigo Bruno Duelli é uma dessas pessoas... Ele é um grande vencedor que está sempre alegre, lutando... É o nosso RAMBO . Um menino de ouro e muito querido.
"Dizem que Deus dá as batalhas mais difíceis aos seus melhores soldados.. acredito que ele tenha me confundido com o Rambo !! kkkk..."
Rio Casca, MG - 2015




Desenhos realizados Pelo Bruno Duelli.









Com o nosso Querido Aluno Destaque 2013 Bruno Dueli. Parabéns Bruninho!!! — Leidinha  Mucida com Ellisiane Santos DueliJoelma Olevate GaloBruno Dueli e Adriano Alvarenga.









" Dê um "play" na vida, um "pause" nos momentos bons, um "stop" nos momentos ruins e um "repeat" nas alegrias da vida."


CURSO TÉCNICO EM ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA - IFMG / PRONATEC
RIO CASCA / MG, 08/04/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADOREI A SUA VISITA!!! SEJAM BEM-VINDOS!!!

STELLA - E.E.I.C. - RIO CASCA - MG

Projeto “LIVRO NA ESCOLA, EM CASA, NA PRAÇA E EM TODO LUGAR” E MUITOS OUTROS MOMENTOS ESPECIAIS DA E.E.I.C.

Somos uma EQUIPE...  Trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo. É como ser uma parte fundamental de um corpo, mas sabendo que se...