Quando se usa a linguagem verbal, falamos de diálogo. E isso se dá por duas formas extremas: por excesso ou por falta. Ambas, provocam distanciamento entre entre as pessoas.
Ela é um dos meios mais valioso para nos comunicarmos e quando esta não é praticada de forma tranquila e balanceada afetam as famílias, o nosso trabalho, a nossa amizade e toda sociedade em geral... acarretando a perda dos valores, levando nossos jovens, crianças e adultos presenciarem situações muito delicada no seu dia-a-dia.
Pensando no assunto, alunos do ensino fundamental do 3º ano, 4ºano e 5º ano esta percebendo que : Dialogar também é escutar.
E que junto com o silêncio, está a capacidade de escutar. Há quem faz suas exposições e dá suas opiniões, sem escutar as opiniões dos demais. Quando isso sucede, o interlocutor se dá conta da diferença do outro até ele e acaba por perder a motivação pela conversação.
Atividades
Levar os alunos a perceberem que :
* A capacidade de dialogar tem como referência a segurança que tenha em si mesmo cada um dos interlocutores.
* A leitura do texto, o debate e apresentação é uma forma de ver como está o nosso diálogo no dia -a - dia com a família, amigos, professores, sociedade...
1- Fazer uma leitura com os alunos do texto: " Agora não Bernado"
2- Debater sobre o tema.
Texto: "Agora não Bernardo"
(David Mckee)
Adaptação do livro "Agora Não Bernardo" de David Mckee por Vera Stefanello
- Oi pai (disse o Bernardo) – (O pai está pregando um prego na parede)
- Agora não Bernardo (disse o pai enquanto martela o dedo. Nem olha para Bernardo. Bernardo vira as costas e sai).
- Oi mãe (disse o Bernardo para mãe que está arrumando as louças num armário da cozinha, nem olha para Bernardo).
- Agora não Bernardo (Disse a mãe lavando louças, sem olhar para Bernardo. Bernardo esfrega o queixo pensativo).
- Tem um monstro no jardim e ele vai me devorar – (disse o Bernardo para a mãe que está na sala regando uma planta. Bernardo aponta para o jardim).
- Agora não Bernardo – (disse a mãe sem olhar para Bernardo. Bernardo fica parado pensando).
(Bernardo foi para o jardim)
- Oi monstro – (Bernardo disse para o monstro. O monstro olha para Bernardo).
(O monstro devorou o Bernardo inteirinho, pedacinho por pedacinho, monstro se lambe e mostra o tênis do Bernardo).
(Monstro entra em casa)
“Ruarrrrrr, fez o monstro por trás da mãe de Bernardo”.
(a mãe está pintando uma parede)
- Agora não Bernardo – (disse a mãe sem olhar para o monstro. O monstro faz uma cara de assustado).
Monstro vai até a sala e morde a perna do pai de Bernardo que está lendo um jornal.
(O monstro mordeu o pai do Bernardo)
- Agora não Bernardo – (disse o pai de Bernardo, com raiva e sem olhar para o monstro).
- Seu jantar está pronto – (disse a mãe do Bernardo, segurando um prato de comida. Ela o coloca na frente da TV).
A mãe sai.
(O monstro jantou, depois viu televisão, leu uma revistinha e quebrou um brinquedo dele. A mãe está ao telefone conversando com uma amiga).
- Vá para a cama. Já deixei seu leite no quarto – (gritou a mãe de Bernardo).
(Monstro segura um ursinho e vai para o quarto).
- Mas eu sou um monstro! – (disse o monstro, já sentado na cama, com o copo de leite e o ursinho ao seu lado).
( A mãe do Bernardo apaga a luz do quarto e diz:)
- Agora não Bernardo.
FIM
3- Responda:
a- O que você achou da história?
b- Qual é a fonte que foi retirado este texto?
c- O que você faria se fosse os pais do Bernardo?
d- Como você faz para ouvir bem as pessoas?
e- Como é a sua comunicação com a família, amigos ...
f- O que você gostaria falar em nossa escola e ainda não conseguiu? Explique.
4- Organizar uma equipe para dramatizarem o texto.
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