quarta-feira, 6 de novembro de 2013

CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM AUXILIAR DE BIBLIOTECA- " Pronatec"



O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.

 

Elleanor Roosevelt

 
Sejam bem vindos ... carinhosamente um grande abraço e desejo de um ótimo curso! Stella /
Rio Casca 11/09/2013.
 


 Revivendo momentos da aula inaugural.

 






AULA INAUGURAL: 10/09/2013 NO CAMPO DA SER.
RIO CASCA, MG.
 



Eixos tecnológicos: Desenvolvimento educacional e social
Professora: Maria Stella Mendes Silva.
Local: Escola Municipal Dr. José Miranda Chaves
Rio Casca, setembro 2013 – MG
IFMG.
 
 
 
 
 
OBJETIVOS DO CURSO
 

  • Objetivo Geral: Qualificar o público alvo a exercer a função de auxiliar de biblioteca com competência, disciplina e ética, conscientes de seu compromisso social, cultural e educacional. Objetivos Específicos: O público alvo ao concluir o curso, deverá ser capaz de:

  • Executar procedimentos de auxílio à organização, tratamento, disseminação, preservação, conservação e recuperação das unidades de acervo;
  • Executar procedimentos relacionados com a alimentação de sistemas informatizados de recuperação de informações;
  • Planejar e administrar seu tempo e suas tarefas;
  • Realizar suas atividades, buscando a qualidade do desenvolvimento de recursos e serviços;
  • Realizar atividades de incentivo à leitura e formação de leitores.
 
Módulo 01
01 - Organização e administração de biblioteca.

Fonte: [PDF]
§www.cultura.mt.gov.br/TNX/download.php?id=1596
§Utilizando também como complementação outras obras que tratam da organização e administração de bibliotecas, as quais estão relacionadas em anexo.
"Pessoas de todas as idades devem encontrar material adequado as suas necessidades. Coleções e serviços devem incluir todos os tipos de suporte apropriados e tecnologia moderna, bem como materiais convencionais. Alta qualidade e adequação às necessidades e condições locais são fundamentais. O acervo deve refletir as tendências atuais e a evolução da sociedade, assim como a memória das conquistas e a imaginação da humanidade. Coleções e serviços não podem ser objeto de nenhuma forma de censura ideológica, política ou religiosa, nem de pressões comerciais. ”

(ANTUNES, CAVALCANTE, ANTUNES, 2000 p. 14)
 
Competências do Auxiliar de Biblioteca
1. Manter-se atualizado
2. Iniciativa
3. Trabalhar em equipe
4. Capacidade de comunicação
5. Senso de organização
6. Pró-atividade
7. Habilidades em informática
8. Agir com ética
VISITA A BIBLIOTECA DA ESCOLA  MUNICIPAL DR. JOSÉ MIRANDA CHAVES.
 
 vAPRESENTAÇÕES, DEBATES, TROCAS DE CONHECIMENTO...
Mergulhando no lindo trabalho de leitura realizado pela equipe da Escola Municipal Dr. José Miranda Chaves, com o alunos do Ensino Fundamental
 
 
 
 
 
1.Criar e fortalecer o hábito de leitura nas crianças desde a mais tenra idade.
2. Apoiar tanto a educação individual e autodidata como a formal em todos os níveis.
3. Proporcionar oportunidades para o desenvolvimento criativo pessoal.
4. Estimular a imaginação e a cri atividade tanto de crianças como de jovens e adultos.
5. Promover o conhecimento da herança cultural e a apreciação das artes, realizações e
inovações científicas.
6. Propiciar acesso às expressões culturais das artes em geral.
7. Fomentar o diálogo intercultural e favorecer a diversidade cultural.
8. Apoiar a tradição oral.
9. Garantir acesso dos cidadãos a todo tipo de informação comunitária.
10. Proporcionar serviços de informação adequados à empresas locais, associações
e grupos de interesse.
11. Facilitar o desenvolvimento da informação e da habilidade no uso do computador.

12.Apoiar atividades e programas de alfabetização para todos os grupos de idade, participar deles e
implantá-los se necessário
.

 


 


Segundo o pensador indiano Ranganathan : “ Os livros são para serem usados por isso a biblioteca está em constante crescimento”.

Com este pensamento positivo e como muita vontade de acordar todos os dias com novos horizonte, vamos mergulhar fundo a cada aula para alcançarmos o nossos objetivos.



















A escola que não proporciona aos alunos o contato com a
leitura, não ensina a ler.

Mas é bom lembrar que este deve
ser um compromisso de todos que trabalham na escola. Uma grande força-tarefa deve ser formada para transformar a biblioteca em um espaço ativo para melhorar os índices de leitura. Este é um bom começo para envolver
todos os profissionais de educação, em atividades como: hora do conto, contação de histórias, representação
teatral, jornada pedagógica, concursos literários, recitais poéticos etc.



É participando do projeto pedagógico que você, profissional
da educação, se sentirá seguro para construir também seu conhecimento.
Isso fará de você uma pessoa mais participativa
e feliz.



 
Desbaste e descarte
O desbaste é uma retirada temporária de alguns itens da coleção,
ou seja, esses poderão ser guardados em um depósito
ou em outro local específico até a decisão de sua recolocação
no acervo


Biblioteca é a porta de entrada para o conhecimento,
fornece as condições básicas para o aprendizado permanente,
autonomia das decisões e para o desenvolvimento
cultural dos indivíduos e dos grupos sociais.




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STELLA - E.E.I.C. - RIO CASCA - MG

Projeto “LIVRO NA ESCOLA, EM CASA, NA PRAÇA E EM TODO LUGAR” E MUITOS OUTROS MOMENTOS ESPECIAIS DA E.E.I.C.

Somos uma EQUIPE...  Trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo. É como ser uma parte fundamental de um corpo, mas sabendo que se...