quinta-feira, 16 de janeiro de 2014



Unidade gestora: IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais.
 
Unidade remota: Escola municipal Dr. José Miranda Chaves
 
 

 
 
 
CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE CUIDADOR DE IDOSOS - FIC
Queridas(os) alunas(os)
 
Enfim vocês chegaram
Sejam bem – vindos!
Respire fundo, sorria, deixem suas preocupações
 
 de lado... Entre e sintan-se em casa.
Carinhosamente um grande abraço...
 



Stella
 
 
 
 
 
Aula do dia: 11.12.2013
Objetivo da aula: Fazer um reconhecimento da turma e verificar sobre as noções que cada um tem sobre a importância de cuidar bem de um idoso.
 
O CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE CUIDADOR DE IDOSOS busca qualificar numa visão multiprofissional, multi/inter/transdisciplinar pessoas  para cuidar de idoso, com ou sem limitações para as atividades de vida diária (AVD), desenvolvendo com incentivo e motivação as suas habilidades e capacidades de relacionar com esta faixa etária, familiares e equipe envolvida de forma humanizada
 
Objetivo Geral
Desenvolver as habilidades de cuidado com idoso respeitando os aspectos físico, mental, social e legal. Capacitar, também, o estudante para o relacionamento humanizado com o idoso, seus familiares e equipe multiprofissional.
 
 

 
Objetivos Específicos 
 
Abordar o papel do idoso na sociedade atual;
Conhecer os aspectos do processo de envelhecimento, as modificações corporais e os efeitos psíquicos do envelhecer;
Debater aspectos referentes aos direitos e deveres do familiar no cuidado com o idoso, baseado na constituição federal e estatuto do idoso; 
Trabalhar as especificidades da saúde do idoso, nos aspectos biológico, psicológico e social;
Melhorar as relações humanas entre cuidador/idoso/familiares e comunidade;
Debater sobre maus-tratos a idosos com vistas a socialização;
Abordar os cuidados de higiene do idoso e orientações básicas para as atividades de vida diária;
Conhecer procedimentos de primeiro socorros e locomoção da pessoa assistida;
Abordar sobre os cuidados com a saúde bucal e sua relação com a saúde geral
Conhecer as possibilidades de lazer e atividades lúdicas e esportivas com pessoas idosas; 
Abordar a dimensão ética do trabalho com o idoso;
Valorizar o trabalho do cuidador de idoso;
Entender a importância do auto-cuidado no papel do cuidador...
 
 
 
 
Bate papo...
O que fazer quando você encontrar uma pessoa idosa surda...
 
Fale de maneira clara, distintamente, mas não exagere. Use a sua velocidade, a não ser que lhe peçam para falar mais devagar. Use um tom normal de voz, a não ser que lhe peçam para falar mais alto.
Fale diretamente com a pessoa, não de lado ou atrás dela. Faça com que a sua boca esteja bem visível. Gesticular ou segurar algo em frente à boca torna impossível a leitura labial. Quando falar com uma pessoa surda, tente não ficar de frente para a luz (como por exemplo de uma janela); assim fica difícil ver o seu rosto, que vai ficar como uma silhueta na luz.
Se você souber alguma linguagem de sinais, tente usá-la. Se a pessoa surda tiver dificuldade em entender, avisará. De modo geral, suas tentativas serão apreciadas e estimuladas.
Fale com expressão. Como as pessoas surdas não podem ouvir mudanças de tom que indicam sarcasmo ou seriedade, muitas delas vão depender das suas expressões faciais, dos seus gestos e movimentos do corpo para entender o que você está dizendo. Se estiver tendo dificuldade em entender a fala de uma pessoa surda, não se acanhe em pedir que ela repita o que disse. Se ainda assim não conseguir, tente usar bilhetes. Lembre-se de que seu objetivo é a comunicação: o método não importa, pode ser qualquer um.
Quando duas pessoas estão conversando em linguagem de sinais, é muito grosseiro andar entre elas. Você estaria atrapalhando e impedindo completamente a conversa.
 
BRASIL. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o estatuto do idoso e dá outras providencias. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 3 out. 2003.
BRASIL. Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Portaria nº 2.528, de 19 de outubro de 2006. Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder executivo, Brasília, DF, 20 out. 2006
 
 
Dinâmicas  realizadas durante as atividades da  primeira semana de aula.
 
 
 
 
 

 





 
Material para pesquisa: Guia Prático do cuidador http://www.bigfral.com.br/guia_pratico_cuidador.pdf
 
 
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Guia prático do cuidador. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
BORN, T. Cuidar melhor e evitar a violência: manual do cuidador da pessoa idosa. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2008.
 
 
Até fevereiro ...
 
 
 
 

 
 
 








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STELLA - E.E.I.C. - RIO CASCA - MG

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