quarta-feira, 23 de abril de 2014

Sejam bem vindos ao "Curso Técnico de Orientação Comunitária"




O TÉCNICO EM ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA é o profissional que elabora, desenvolve e gerencia projetos socioculturais e educacionais. Mapeia e planeja ações educativas culturais, de esporte, lazer e desenvolvimento local mobilizando um conjunto de capacidades comunicativas, no intuito de integrar a comunidade com suas escolas.

Identifica as demandas e os potenciais da comunidade, formula e articula projetos e programas sociais com vistas a promover novas oportunidades de aprendizagem e a melhoria das condições de vida.


                 Unidade Gestora: IFMG – Instituto Federal de Minas Gerais
Campus:  Ouro Branco MG.
Diretor-Geral / IFMG – Campus Ouro Branco " Luiz Roque Ferreira "
                 Unidade Remota: Escola Municipal Senador Cupertino.
 Secretária do Semas e coordenadora do curso : " Cleusa Maria da Silva "                Professora: Maria Stella Mendes Silva 
   Parceria:  SEMAS / SEMED
 Rio Casca, MG




“CURSO TÉCNICO EM ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA”


Componentes curriculares

Carga horária

Sociologia – Módulo 01
60 Horas
Filosofia - Módulo 02
40 Horas
Psicologia Social e Comunitária - Módulo 03
60 Hora

Total.
   
 160 horas aulas.



" Mais importante do que pedir coisas a Deus é estar em Sua presença.
Quando caminhamos com Deus e nos submetemos à Sua vontade, temos todas as respostas e pedidos atendidos no seu devido tempo.
Ele nos dará paciência e sabedoria para esperar".

Orientações do Técnico em Orientação Comunitária. Página 482, 483 e 484.

http://www.ifmg.edu.br/downloads/2014mar%C3%A7o/Edital%20045%20-%20Anexo%20I%20-%20%20Endere%C3%A7o%20de%20Inscri%C3%A7%C3%A3o%20-%202014%20-%20Atualizando_ed.pdf



Sociologia


Download gratuito do livro "Émile Durkheim", do francês Jean-Claude Filloux. Filloux é especialista na obra de Durkheim, um dos principais nomes da sociologia moderna. O livro (com textos selecionados) foca o tema da educação. Clique aqui para baixar:http://goo.gl/YqTSxJ
(Via Café História)

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp





Filosofia


Filosofe com 16 obras do Nietzsche em PDF para download gratuito
http://goo.gl/X2TqJl

(Via Dica Digital)

http://catracalivre.com.br/geral/livro/indicacao/filosofe-com-16-obras-do-nietzsche-em-pdf-para-download-gratuito/
LIVROS EM PDF:


EstudoPipocaeDiversão 10 filmes para estudar filosofia e sociologia. Aos finais de semana, seu ânimo para estudar diminui? Então, temos uma lista para facilitar seus estudos. 





Fonte: Secretaria de Educação de Minas Gerais



Primeira aula - dia 22/04/2014

 Módulo 1 : Sociologia

Sociologia e sua importância


O cientista social estuda os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais. Além disso, o estudioso pesquisa costumes e hábitos, além de investigar as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições.

Os resultados da pesquisa sociológica não são de interesse apenas de sociólogos. Cobrindo todas as áreas do convívio humano – desde as relações na família até a organização das grandes empresas, o papel da política na sociedade ou o comportamento religioso –, a Sociologia pode vir a interessar, em diferentes graus de intensidade, a diversas outras áreas do saber. Entretanto, o maior interessado na produção e sistematização do conhecimento sociológico atualmente é o Estado, normalmente o principal financiador da pesquisa desta disciplina científica.
Sociólogos fazem uso frequente de técnicas quantitativas de pesquisa social (como a estatística) para descrever padrões generalizados nas relações sociais. Isto ajuda a desenvolver modelos que possam entender mudanças sociais e como os indivíduos responderão a essas mudanças. Em alguns campos de estudo da Sociologia, as técnicas qualitativas — como entrevistas dirigidas, discussões em grupo e métodos etnográficos — permitem um melhor entendimento dos processos sociais de acordo com o objetivo explicativo.
Mais que sua aplicação em planejamentos, pesquisas e programas de intervenção, o conhecimento sociológico funciona também como uma disciplina humanística, no sentido de aperfeiçoamento do espírito, na medida em que compreende melhor o comportamento dos outros, a sua própria situação e a sociedade como um todo. Sendo uma disciplina humanística, a Sociologia é uma forma significativa de consciência social.



Orson Camargo
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

 

Filme: " O Menino de Carvão"
Trata-se de um filme que denuncia o trabalho infantil e as consequências sociais de excluir uma criança da escola, negando-lhe acesso à educação. Filmado e elaborado por um equipe que forma O Ponto de Cultura Arte Sobre Rodas, da comunidade de Engenheiro José Lopes, Distrito do Município de Senador Pompeu. Além de mostrar a infância marginalizada, o filme também aborda a violência doméstica e a pobreza extrema em que vive o campesinato nordestino, sobretudo a figura alcólatra e desequilibrada do patriarca da família, o pai da criança, em torno de quem se desenrola toda a trama.



Atividade avaliativa: Debate.

Mensagem final: Exemplo de Superação.

Parabéns pela linda participação das alunas :
Marilene de Fátima Rossi, Angelita Freire Vasconcelos e a Nossa querida Secretária do SEMAS  e orientadora do curso: Cleusa Maria da Silva.

Carinhosamente um grande abraço e desejo de muito sucesso sempre!!!
Stella

O importante não é ser mais e nem ser menos e sim exatamente aquilo que se pode ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADOREI A SUA VISITA!!! SEJAM BEM-VINDOS!!!

STELLA - E.E.I.C. - RIO CASCA - MG

Projeto “LIVRO NA ESCOLA, EM CASA, NA PRAÇA E EM TODO LUGAR” E MUITOS OUTROS MOMENTOS ESPECIAIS DA E.E.I.C.

Somos uma EQUIPE...  Trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo. É como ser uma parte fundamental de um corpo, mas sabendo que se...