sexta-feira, 2 de maio de 2014

Momentos especiais durante as atividades no " CURSO TÉCNICO EM ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA" PRONATEC.




Curso Técnico em Orientação Comunitária

Unidade Gestora: IFMG – Instituto Federal de Minas Gerais
Campus:  Ouro Branco MG.
Diretor-Geral / IFMG – Campus Ouro Branco " Luiz Roque Ferreira "
                 Unidade Remota: Escola Municipal Senador Cupertino.
 Secretária do Semas e coordenadora do curso : " Cleusa Maria da Silva "                Professora: Maria Stella Mendes Silva 
   Parceria:  SEMAS / SEMED
 Rio Casca, MG


28/04/2014 - SOCIOLOGIA - MÓDULO 01



Durkheim formou-se em Filosofia, porém sua obra inteira é dedicada à Sociologia. Seu principal trabalho é na reflexão e no reconhecimento da existência de uma "consciência coletiva". Ele parte do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste.
A este processo de aprendizagem, Durkheim chamou de "Socialização", a consciência coletiva seria então formada durante a nossa socialização e seria composta por tudo aquilo que habita nossas mentes e que serve para nos orientar como devemos ser, sentir e nos comportar. E esse "tudo" ele chamou de "fatos sociais", e disse que esses eram os verdadeiros objetos de estudo da Sociologia.
Nem tudo que uma pessoa faz é um fato social, para ser um fato social tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade. Isto é, o que as pessoas sentem, pensam ou fazem independente de suas vontades individuais, é um comportamento estabelecido pela sociedade. Não é algo que seja imposto especificamente a alguém, é algo que já estava lá antes e que continua depois e que não dá margem a escolhas.
O mérito de Durkheim aumenta ainda mais quando publica seu livro "As regras do método sociológico", onde define uma metodologia de estudo, que embora sendo em boa parte extraída das ciências naturais, dá seriedade à nova ciência. Era necessário revelar as leis que regem o comportamento social, ou seja, o que comanda os fatos sociais.
Em seus estudos, os quais serviram de pontos expiatórios para os inícios de debates contra Gabriel Tarde (o que perdurou praticamente até o fim de sua carreira), ele concluiu que os fatos sociais atingem toda a sociedade, o que só é possível se admitirmos que a sociedade é um todo integrado. Se tudo na sociedade está interligado, qualquer alteração afeta toda a sociedade, o que quer dizer que se algo não vai bem em algum setor da sociedade, toda ela sentirá o efeito. Partindo deste raciocínio ele desenvolve dois dos seus principais conceitos:instituição social e anomia.
A instituição social é um mecanismo de proteção da sociedade, é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade, cuja importância estratégica é manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dele participam. As instituições são, portanto, conservadoras por essência, quer seja famíliaescolagovernopolícia ou qualquer outra, elas agem fazendo força contra as mudanças, pela manutenção da ordem.
Durkheim deixa bem claro em sua obra o quanto acredita que essas instituições são valorosas e parte em sua defesa, o que o deixou com uma certa reputação de conservador, que durante muitos anos causou antipatia a sua obra. Mas Durkheim não pode ser meramente tachado de conservador, sua defesa das instituições se baseia num ponto fundamental, o ser humano necessita se sentir seguro, protegido e respaldado. Uma sociedade sem regras claras (num conceito do próprio Durkheim, "em estado de anomia"), sem valores, sem limites leva o ser humano ao desespero. Preocupado com esse desespero, Durkheim se dedicou ao estudo dacriminalidade, do suicídio e da religião. O homem que inovou construindo uma nova ciência inovava novamente se preocupando com fatores psicológicos, antes da existência da Psicologia. Seus estudos foram fundamentais para o desenvolvimento da obra de outro grande homem: Freud.
Basta uma rápida observação do contexto histórico do século XIX, para se perceber que as instituições sociais se encontravam enfraquecidas, havia muito questionamento, valores tradicionais eram rompidos e novos surgiam, muita gente vivendo em condições miseráveis, desempregados, doentes e marginalizados. Ora, numa sociedade integrada essa gente não podia ser ignorada, porque de uma forma ou de outra, toda a sociedade sofreria as consequências. Aos problemas que observou, classificou como patologia social, e chamou aquela sociedade doente de "anomana". A anomia era a grande inimiga da sociedade, algo que devia ser vencido, e a sociologia era o meio para isso. O papel do sociólogo seria, portanto, estudar, entender e ajudar a sociedade.
Na tentativa de "curar" a sociedade da anomia, Durkheim escreve "Da divisão do trabalho social", onde discorre sobre a necessidade de se estabelecer uma solidariedade orgânica entre os membros desta. A solução estaria em seguir o exemplo de um organismo biológico, no qual cada órgão tem uma função e depende dos outros para sobreviver. Se cada membro exercer uma função específica na divisão do trabalho da sociedade, ele estará vinculado a ela através de um sistema de direitos e deveres, e também sentirá a necessidade de se manter coeso e solidário aos outros. O importante para Durkheim é que o indivíduo realmente se sinta parte de um todo, que realmente precise da sociedade de forma orgânica, interiorizada e não meramente mecânica.
Fonte: Sobre

Sociologia

Campo de estudo
 https://www.facebook.com/pages/%C3%89mile-Durkheim/107636795925457



Participação especial da Supervisora do Curso: Cleusa Maria Da Silva.
Alunas do Curso Técnico em Orientação Comunitária recebendo o carinho e o apoio da Secretária "PATRÍCIA" da E.M.S.C.

Visita do Sr. Agilvan Zaidan e sua família durante a aula no Curo Técnico em Orientação Comunitária.

Atividade avaliativa: Debate

A cura - Filme completo dublado



Publicado em 16/08/2013

Erik (Brad Renfro) é um garoto solitário que atravessa todas as barreiras que o preconceito ergueu e se torna amigo do seu vizinho, Dexter (Joseph Mazzello), um garoto de 11 anos que tem AIDS. Erik se torna muito ligado a Linda (Annabella Sciorra), a mãe de Dexter, e na verdade fica mais próximo dela que da sua própria mãe, Gail (Diana Scarwid), que é negligente com ele e quase nunca lhe dá atenção. Quando os dois garotos lêem que um médico de Nova Orleans descobriu a cura da AIDS, os meninos tentam chegar a este médico para conseguir a cura.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=O6bxiZGEwRY

Objetivo: Trabalhar o amor pelo próximo, a amizade, o carinho...a solidariedade, a grandeza de sabermos entender as pessoas e a força de vontade pra vencer  e superar todos os obstáculos que encontramos no nosso dia a dia.

Dinâmica.



Material: lápis, apontador, borracha, mensagem.

Objetivo: Levar nossas alunas compreenderem que o lápis pode fazer  desenhos maravilhosos, anotar grandes informações... Mas para acontecer este trabalho é preciso termos a borracha para consertar os erros, o apontador para  deixar suas pontas prontas, nossas mãos e nossa mente livre .
Assim todos podem criar e registrar  tudo.

Conclusão: Assim é o ser humano... precisamos saber falar, saber ouvir, agir, compartilhar e conviver em sociedade.
Colored Pencils and Strokes Artes e ilustrações vetoriais livres de royalties
Depoimento  da aluna Marilene.
Depoimento da aluna Angelita.

História do lápis...
O menino olhava a avó escrevendo uma carta.
A certa altura, perguntou:
- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco?
E por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade.
Entretanto, mais importante do que as palavras,
é o lápis que estou usando.
Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
- Tudo depende do modo como você olha as coisas.
Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las,
será sempre uma pessoa em paz com o mundo.

"Primeira qualidade:
Você pode fazer grandes coisas,
mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos.
Esta mão nós chamamos de Deus,
e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade".

"Segunda qualidade:
De vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo,
e usar o apontador.
Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final,
ele está mais afiado.
Portanto, saiba suportar algumas dores,
porque elas o farão ser uma pessoa melhor."

"Terceira qualidade:
O lápis sempre permite que usemos uma borracha
para apagar aquilo que estava errado.
Entenda que corrigir uma coisa que fizemos
não é necessariamente algo mau, mas algo importante
para nos manter no caminho da justiça".

"Quarta qualidade:
O que realmente importa no lápis não é a madeira
ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro.
Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você."

"Finalmente, a quinta qualidade do lápis:
ele sempre deixa uma marca.
Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida,
irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação".
Autor Paulo Coelho

Lápis colorido dos desenhos animados sorrindo vetor

Confraternização da Páscoa com a equipe da E. M. Senador Cupertino,  alunos do Curso Técnico em Informática e as alunas do Curso Técnico em Orientação Comunitária.
Professora Kênia  com os alunos do PRONATEC
Curso Técnico em Informática.
Cristiane : Diretora da E. M. Senador Cupertino e os alunos do PRONATEC.






Padre Hélio e a Patricia : Secretária da E.M.Senador Cupertino.




Professora Kênia, Cristiane Diretora da E.M.S.C e os alunos do PRONATEC " CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA"

e


Cristiane, Marilene, Angelita, Stella, Padre Hélio, Patricia, Agilvan.





Agradeço o carinho de todos... um grande abraço, Stella.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADOREI A SUA VISITA!!! SEJAM BEM-VINDOS!!!

STELLA - E.E.I.C. - RIO CASCA - MG

Projeto “LIVRO NA ESCOLA, EM CASA, NA PRAÇA E EM TODO LUGAR” E MUITOS OUTROS MOMENTOS ESPECIAIS DA E.E.I.C.

Somos uma EQUIPE...  Trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo. É como ser uma parte fundamental de um corpo, mas sabendo que se...