domingo, 2 de setembro de 2018

Educação Integral Integrada!!!“O processo de leitura possibilita essa operação maravilhosa que é o encontro do que está dentro do livro com o que está guardado na nossa cabeça.” (Ruth Rocha)

 Leitura com artes

05/09/2018

 Escola Estadual Imaculada Conceição


Rio Casca,setembro/2018


As cores estão presentes no nosso dia a dia, desde as flores e a natureza até os objetos que temos em casa e roupas que vestimos. Estas podem ser classificadas como cores primárias, secundárias ou terciárias, ou ainda cores quentes, frias e neutras. 


   Objetivos:

Familiarizar com o manuseio de tintas, espátulas e pinceis;
Incentivar a exploração e experimentação;
Estimular a propor, opinar e argumentar.
Explorar a criatividade.
Perceber e respeita as diferença.
Promover a leitura de pequenos textos,  o debate e trocas de experiências


Texto
Uma história de cores

Era uma vez uma família de Azuis. O filho Azul vivia contente com a sua mãe Azul e com o seu pai, claro está, também ele Azul.
Na cidade, todos os seus vizinhos eram igualmente azuis e todos se sentiam muito orgulhosos com a sua bela cor, que era também a cor do céu e do mar. E os Azuis sentiam-se orgulhosos, achando-se belos e perfeitos, os vaidosos…
Mas, um dia, aquilo que os Azuis achavam impossível aconteceu. Chegou à cidade uma estranha, muito estranha, uma estranhíssima família de… Amarelos! O pai, a mãe, o filho e até mesmo a bem velhinha e curvada avó eram todos Amarelos, tão amarelos quanto o amarelo pode ser.
Seria possível que tal cor existisse?
Os Amarelos instalaram-se na casa que ficava mesmo ao lado da casa dos Azuis, e, curiosos, apressaram-se a espreitar e a observar pela janela tão estranhos seres.
Menos preocupado, o filho Azul, como qualquer criança, apenas queria saber se o filho Amarelo gostaria de jogar à bola. Sem perder tempo, bateu à porta dos seus novos vizinhos e perguntou ao filho Amarelo:
— Queres vir brincar comigo?
E o filho Amarelo lá foi, sem pensar duas vezes, indiferente à cor da bola que, apesar de ser azul, rolava e saltava tão bem como as melhores bolas amarelas a que estava acostumado.
No entusiasmo do jogo e no frenesi da correria, depois de um passe mais acrobático e de uma defesa mais atrevida, o desastre aconteceu: o Azul e o Amarelo chocaram um com o outro, peito contra peito, num grande espalhafato.
E com a força do impacto, vá-se lá saber por que, o Azul e o Amarelo ficaram… Verdes!
Olharam um para o outro, acharam graça e disseram:
— Olha, agora somos Verdes!
Na cidade, que grande pandemônio! Todos quiseram ver o fenômeno, incrédulos primeiro e indignados depois: não só apareceram os Amarelos, assim de repente, como agora surgiam também uns Verdes… Já começava a ser de mais…
Um pouco zangadas e espantadas e também muito preocupadas, as mães Azul e Amarela apressaram-se a levar os seus filhos Verdes para dentro de casa.
— Oh! Que desgraça! Vamos chamar o Doutor para ver se há remédio que vos cure a cor… Mas, como não houve médico, cientista, engenheiro ou curandeiro que conseguisse tratar aquele mal,
O tempo passou e todos acabaram por se habituar aos Verdes, percebendo assim que muito havia ainda para descobrir sobre os mistérios das cores do Mundo. E foi por isso que, um dia mais tarde, quando apareceu na cidade um… Vermelho, ninguém estranhou!…

Misturamos o azul e o amarelo = VERDE.  E também o Vermelho com o amarelo deu um cor-de-laranja estranho!!!




 No universo das cores, temos duas classificações ou sub- classificações para as cores, são elas:
frias ou quentes.
E para entendermos melhor essa diferença vamos usar duas estações do ano, o inverno e o verão.

Cores frias: são as cores associadas à água, gelo,ao céu e as árvores: violeta. Azul e verde.

Cores quentes são as cores associadas ao sol e ao fogo: amarelo, laranja e vermelho.


 Colocando em prática ...

O primeiro passo em direção à conquista é acreditar; o segundo é manter o foco e o empenho.



 

 












       






Sonhar é um dos princípios mais básicos e fundamentais da essência do ser humano, é condição, é imposição. 
Sonhar é vida e conquistar um sonho é como conquistar um pedaço da vida; é realização e é triunfo! 
Mas nada disso será possível sem que lutemos por isso, sem que haja persistência, sem que sejamos fiéis aos nossos sonhos e deles nunca desistamos!
Parabéns para todos alunos pela linda participação.

Abraços: Amazildes, Deila, Jocione e Stella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADOREI A SUA VISITA!!! SEJAM BEM-VINDOS!!!

STELLA - E.E.I.C. - RIO CASCA - MG

Projeto “LIVRO NA ESCOLA, EM CASA, NA PRAÇA E EM TODO LUGAR” E MUITOS OUTROS MOMENTOS ESPECIAIS DA E.E.I.C.

Somos uma EQUIPE...  Trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo. É como ser uma parte fundamental de um corpo, mas sabendo que se...