quinta-feira, 29 de setembro de 2011

História

28 de setembro



1870
Dia da Lei do Ventre Livre

Outro dia comentei que é difícil imaginar que uma pessoa possa ser escrava de outra. Mas, no Brasil, isso aconteceu por muitos anos. No dia de hoje, lembramos algumas das leis que ajudaram a acabar com a escravidão. A Lei do Ventre Livre, por exemplo, foi decretada em 28 de setembro de 1870, pelo Governo Imperial. Ela libertava os filhos de escravos nascidos a partir daquela data. O "dono" da mãe do bebê recebia dinheiro do governo para se responsabilizar pelo sustento dele até os 8 anos de idade ou, se não recebia, a criança ficaria servindo o senhor até os 21 anos. Na verdade, nem todos estavam livres, pois sua liberdade dependia da boa vontade do seu senhor.

1885
Dia da Lei dos Sexagenários

A Lei dos Sexagenários libertava os escravos com mais de 60 anos. Essa lei encontrou grande resistência dos senhores de escravos, que mentiam a idade de seus escravos ou omitiam a existência deles para não dar liberdade a eles. Muitas vezes, os escravos eram homens cansados e sem força de trabalho, mas, mesmo assim, os senhores não queriam libertá-los. Essa lei também ficou conhecida como Lei Saraiva-Cotegipe.


29 de setembro

Dia do Petróleo
Em 1939, no município de Lobato (BA), jorrou petróleo, pela primeira vez, no Brasil. Essa substância viscosa e escura merece um dia especial porque fornece quase todo combustível usado no Brasil principalmente para o funcionamento dos motores de automóveis, barcos, aviões, etc. Nosso país produz apenas 30% do petróleo de que necessita, o resto é importado. A maior reserva brasileira de petróleo é a Bacia de Santos, que se estende de Cabo Frio (RJ) a Florianópolis (SC). Existem outras reservas localizadas na Bahia, no Sergipe, em Alagoas e no Espírito Santo.


Copyright ©2002-2011 Ziraldo e Portal Educacional.
Todos os direitos reservados - Informações sobre licenciamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADOREI A SUA VISITA!!! SEJAM BEM-VINDOS!!!

STELLA - E.E.I.C. - RIO CASCA - MG

Projeto “LIVRO NA ESCOLA, EM CASA, NA PRAÇA E EM TODO LUGAR” E MUITOS OUTROS MOMENTOS ESPECIAIS DA E.E.I.C.

Somos uma EQUIPE...  Trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo. É como ser uma parte fundamental de um corpo, mas sabendo que se...