Planejamentos 2012.
3º, 4º e 5º
ano do ensino fundamental I
6º, 7º e 8º ano do ensino fundamental II
O amor
recíproco entre quem aprende e quem ensina é o primeiro e mais
importante degrau para se chegar ao conhecimento.
Professora
do Tempo Integral: Maria Stella Mendes Silva.
ESCOLA ESTADUAL IMACULADA CONCEIÇÃO.
Turma: Tempo Integral – 3º ano até o 8º ano do Ensino
Fundamental.
Professores: Stella e Márcio.
Planejamento conjunto para
os dias:
2ª feira
|
21/05/2012
|
3ª feira
|
22/05/2012
|
4ª feira
|
23/05/2012
|
5ª feira
|
24/05/2012
|
6ª feira
|
25/05/2012
|
21/05/2012 -
1º horário – 07h 00 min. a 07h50min – Atividades
Conjuntas
v Receber
os alunos
v Café
da manhã
v Rodinha:
Combinados do dia, brincadeira “Lá vai à bola e Sombra”.
Objetivo: Trabalhar a
atenção e observação dos alunos.
“Lá vai a bola”
Os jogadores formam uma roda e,
quando a música estiver tocando, passarão a bola de mão em mão. A música é "Lá
vai a bola, passando na roda, quem ficar com a bola na mão, cai fora!".
Obs.: Quem
tiver segurando a bola no "fora", é eliminado e a brincadeira
prossegue até sobrarem apenas dois, da onde sairá o campeão
“Sombra”
É uma espécie de passeio
sincronizado. Forma-se uma fila de pessoas uma atrás da outra e o mestre fica
na ponta. Tudo que o mestre fizer, os participantes deverão fazer também. Aonde
ele entrar, os outros deverão entrar também. Se o mestre fizer exercícios
corporais, posições e movimentos engraçados.
Observação: o
aluno ou aluna que for o vencedor do dia receberá um brinde simbólico como
premio.
v 07h50min
as 09h30min – Ensino fundamental I – alunos do: 3º, 4º e 5º ano – Estudos
monitorados, oficina de flores, reaproveitando forminhas de doces. Professora Stella.
v 07h50min
as 09h 30min – Ensino fundamental II – alunos do: 6º, 7º e 8º ano – Oficinas de
brinquedos reciclados e jogos recreativos ( peteca, queimada, dama, ...). Professor Márcio.
v 09h
30 min. as 09 h 45min – intervalo.
v 09h45min
às 11h 30min - Ensino fundamental II – alunos do: 6º, 7º e 8º ano – Estudos
monitorados, trabalhando com a fábula: O cão e o
osso.
Um dia,
um cão ia atravessando uma ponte, carregando um osso na boca. Olhando para
baixo, viu sua própria imagem refletida na água. Pensando ver outro cão,
cobiçou-lhe logo o osso e pôs-se a latir. Mal, porém, abriu a boca, seu próprio
osso caiu na água e se perdeu para sempre.
Moral: Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
(disponível em:
www.dominiopublico.gov.br/.../DetalheObraDownload.do?select...acesso:21/08/11)
Trabalhando
conhecimentos
1. Gênero: fábula.
2. Sobre o autor da fábula –
Esopo: escritor grego, viveu no século V a.C., considerado o maior escritor de
fábulas da Grécia. A Grécia é um país europeu, próximo à Asia – sua capital:
Atenas.
3. Principais características das
fábulas:
- textos com linguagem simples;
- geralmente curtos, estilo
narrativo e bem humorados;
- mensagem do texto direcionada
ao comportamento humano;
- no final trazem uma nota
chamando atenção para a moral da história.
- os personagens que representam
animais nas fábulas agem como se fossem humanos. Professora Stella.
v 09h45min
às 11h 30min - Ensino fundamental I - Ensino fundamental I – alunos do: 3º, 4º
e 5º ano. e jogos recreativos ( peteca, queimada, dama, ...). Professor Márcio.
v 11h
30min – organização e preparação para o almoço, higiene pessoal, relaxamento
para iniciar o próximo turno às 12h30min – Responsável
pela turma: Vice-diretora
Dagmar.
22/05/2012 e 23/05/2012 - 1º
horário – 07h 00 min. a 07h50min – Atividades
Conjuntas
v Receber
os alunos
v Café
da manhã
v Rodinha:
Combinados do dia, brincadeira “Lá vai à bola e Sombra”.
Atividades realizadas no campo da SER.
v 07h50min
as 09h30min – Ensino fundamental II – alunos do: 6º, 7º e 8º ano – Estudos
monitorados , confecção de flores, descobrindo as boas maneiras através de
nossas ações no dia-a-dia. (debate) Professora
Stella.
v 07h50min
as 09h 30min – Ensino fundamental I – alunos do: 3º, 4º , 5º e 6º ano – Jogo de
futsal, peteca, iniciação ao atletismo com caminhada ao redor do campo. Professor Márcio.
v 09h
30 min. às 09 h 45min – intervalo.
v 09h45min
às 11h30min – Ensino fundamental I – alunos do: 3º, 4º, 5º e 6º ano – Estudos
monitorados , confecção de flores, descobrindo as boas maneiras através de
nossas ações no dia-a-dia. (debate) Professora
Stella.
v
09h50min às 11h 30min – Ensino fundamental I
– alunos do: 6º, 7º , e 8º ano – Jogo de futsal, peteca, iniciação ao atletismo
com caminhada ao redor do campo. Professor
Márcio
v 11h
30min – organização e preparação para o almoço, higiene pessoal, relaxamento
para iniciar o próximo turno às 12h30min – Responsável
pela turma: Vice-diretora
Dagmar.
v Receber
os alunos
v Café
da manhã
v
Rodinha: Combinados do dia, escolhas e ideias
de novas oficinas que os alunos gostariam de estar realizando.
v 07h50min–
Ensino fundamental II – alunos do: 6º, 7º e 8º ano – Estudos monitorados. Professora Stella.
v 07h50min
– Ensino fundamental I – alunos do: 3º, 4º , 5º e 6º ano – pingue pongue,
peteca, quebra cabeça, jogos de encaixe.. Professor
Márcio.
v 08h40min
- Ensino fundamental I – alunos do: 3º, 4º, 5º e 6º ano – Estudos monitorados . Professora Stella.
v 08h40min
- Ensino fundamental II - alunos do: 6º, 7º e 8º ano - pingue pongue, peteca, quebra cabeça, jogos
de encaixe.. Professor Márcio.
v 09h30min
– intervalo
v 09h45min
até 11h30min – atividade conjunta com alunos e os professores: Stella e Márcio..
Cine clube.
Alice
no país das maravilhas.
Objetivo: Trabalhar a imaginação, a criança
interior , a descoberta do seu verdadeiro eu.
Alice, que é esquisita o suficiente para
seguir o coelho/sua imaginação, começa sua jornada. O processo consiste em dois
aspectos interconexos: a descoberta de quem é e o tornar-se corajosa. Quem ela
é significa o que ela sempre foi mas perdeu ou esqueceu por causa da ocorrência
de crescer num ambiente social onde é dito às crianças como devem pensar,
comportar-se e sentir. Na educação tradicional (seja na família que na escola),
desenvolvimento coincide com ser formatados em moldes pré-determinados dando
pouca atenção ao que a criança é dentro de si mesma. Os papeis sociais são
lentos assassinos a sangue frios.
O filme mostra a dúvida a respeito de Alice:
é ela a verdadeira Alice ou somente uma impostora? Esta é a ideia principal
como é nossa questão central na vida: somos reais? Ou só palhaços fingindo ser
aquilo que exibimos a todos? Somos verdadeiros e confiáveis? Vamos conseguir?
Para descobri
verdadeira resposta, esperamos levar os alunos a perceberem que são
capazes de vencer os obstáculos da vida e descobrirem a pessoa maravilhosa existe
dentro de cada um...
v 11h
30min – organização e preparação para o almoço, higiene pessoal, relaxamento
para iniciar o próximo turno às 12h30min – Responsável
pela turma: Vice-diretora Dagmar.
25/05/2012- - 1º horário – 07h 00 min. a
07h50min – Atividades Conjuntas
v Receber
os alunos
v Café
da manhã
v
Rodinha: Combinados do dia, bate papo livre
entre as duas turmas sob supervisão da professora Stella.
v 07h50min–
Ensino fundamental II – alunos do: 6º, 7º e 8º ano – acompnhamento pedagógico.. Professora Stella.
v 07h50min
– Ensino fundamental I – alunos do: 3º, 4º , 5º e 6º ano – pingue pongue,
peteca, quebra cabeça, jogos de encaixe.. Professor
Márcio.
v 08h40min
- Ensino fundamental I – alunos do: 3º, 4º, 5º e 6º ano – Estudos monitorados . Professora Stella.
v 08h40min
- Ensino fundamental II - alunos do: 6º, 7º e 8º ano - pingue pongue, peteca, quebra cabeça, jogos
de encaixe.. Professor Márcio.
v 09h30min
– intervalo
v 09h45min
até 11h30min – atividade conjunta com alunos da turma A e B orientados pelo
professor Daniel.v 09h45min
até 11h30min: atividade conjunta – planejamento. Stella e Márcio.
v 11h
30min – organização e preparação para o almoço, higiene pessoal, relaxamento
para iniciar o próximo turno às 12h30min – Responsável
pela turma: Vice-diretora Dagmar.
gostei, sou professora do proeti e estou precisando de idéias, pode postar mais, por favor?
ResponderExcluirobrigada
Ok... mande a o modelo da sua matriz curricular. Assim saberei o que deverei postar para você. Pois este ano mudou bastante a forma de trabalhar com os alunos do PROETI.
ResponderExcluirOBRIGADA !!!
GOSTEI MUITO, TAMBÉM TRABALHO COM O PROETI SOU PROFESSORA DE PORTUGUÊS ESTOU PRECISANDO DE MUITAS SUGESTÕES,PARABÉNS PELO TRABALHO.
ResponderExcluirBom dia... no site do CRV MG tem muito material bom...
Excluiracesse: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?id_projeto=27&ID_OBJETO=70747&tipo=ob&cp=534741&cb=&ie=EscolaEmTempoIntegral
e você poderá baixa-lá em seu computador.
http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?id_projeto=27&ID_OBJETO=58485&tipo=ob&cp=&cb=
http://www.universidadedascriancas.org/livro/livro.php
http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/banco_objetos_crv/%7B2B4A7611-6C61-49C4-BBEC-BAB316DCCDBF%7D_Museus%20de%20%20Minas%20Gerais%2011.pdf
Assim que tiver outros trabalhos de português enviarei para você.
Carinhosamente um grande abraço!!!
Sou Professora do Proeti, gostaria que você me enviasse atividades português,matemática,geografia e história , a minha turma é 4º e 5º ano
ExcluirGostei das suas idéias. estou precisando de um planejamento anual do proeti 4º ano para montar o meu pois peguei aulas agora e nao tenho o plan
ResponderExcluirParabéns ,pelo trabalho sou professora do proeti anos iniciais e finais,mas não estou conseguindo fazer o planejamento anual pois estou começando agora .Por favor me ajude.
ResponderExcluirObrigado!!!
a adirei seu trabalho muito bom.
ResponderExcluirAmei o seu trabalho.
ResponderExcluirGostaria de receber sugestões do proeti do 1º ao 5º ano e de matemática do 6º ao 9º ano.
ResponderExcluirpor favor trabalho com proeti ,alunos de 6º ao 8º ano,com disciplinas de português,leitura e matemática,preciso de sua ajuda,estou iniciando e encontro muita dificuldade para planejar as oficinas.....obrigada!!!maria de fatimaarmendaneassis@gmail.com
ResponderExcluir