sábado, 3 de novembro de 2012

Atividades realizadas com a Equipe do PROETI 2012.




Planejamentos 2012.

 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental I

6º, 7º e 8º ano do ensino fundamental II


O amor  recíproco entre quem aprende e quem ensina é o primeiro e mais importante degrau para se chegar ao conhecimento.



Professora do Tempo Integral: Maria Stella Mendes Silva.

ESCOLA ESTADUAL IMACULADA CONCEIÇÃO.
Turma: Tempo Integral – 3º ano até o 8º ano do Ensino Fundamental.
Professores: Stella e Márcio.
Planejamento conjunto para os dias:

2ª feira
21/05/2012
3ª feira
22/05/2012
4ª feira
23/05/2012
5ª feira
24/05/2012
6ª feira
25/05/2012
21/05/2012 - 1º horário – 07h 00 min. a 07h50min – Atividades Conjuntas
v  Receber os alunos
v  Café da manhã
v  Rodinha: Combinados do dia, brincadeira “Lá vai à bola e Sombra”.
Objetivo: Trabalhar a atenção e observação dos alunos.
Lá vai a bola”
Os jogadores formam uma roda e, quando a música estiver tocando, passarão a bola de mão em mão. A música é "Lá vai a bola, passando na roda, quem ficar com a bola na mão, cai fora!".
Obs.: Quem tiver segurando a bola no "fora", é eliminado e a brincadeira prossegue até sobrarem apenas dois, da onde sairá o campeão
 “Sombra”
É uma espécie de passeio sincronizado. Forma-se uma fila de pessoas uma atrás da outra e o mestre fica na ponta. Tudo que o mestre fizer, os participantes deverão fazer também. Aonde ele entrar, os outros deverão entrar também. Se o mestre fizer exercícios corporais, posições e movimentos engraçados.
Observação: o aluno ou aluna que for o vencedor do dia receberá um brinde simbólico como premio.
v  07h50min as 09h30min – Ensino fundamental I – alunos do: 3º, 4º e 5º ano – Estudos monitorados, oficina de flores, reaproveitando forminhas de doces. Professora Stella.
v  07h50min as 09h 30min – Ensino fundamental II – alunos do: 6º, 7º e 8º ano – Oficinas de brinquedos reciclados e jogos recreativos ( peteca, queimada, dama, ...). Professor Márcio.
v  09h 30 min. as 09 h 45min – intervalo.
v  09h45min às 11h 30min - Ensino fundamental II – alunos do: 6º, 7º e 8º ano – Estudos monitorados, trabalhando com a fábula: O cão e o osso.
Um dia, um cão ia atravessando uma ponte, carregando um osso na boca. Olhando para baixo, viu sua própria imagem refletida na água. Pensando ver outro cão, cobiçou-lhe logo o osso e pôs-se a latir. Mal, porém, abriu a boca, seu próprio osso caiu na água e se perdeu para sempre.
Moral: Mais vale um pássaro na mão do que dois voando. (disponível em: www.dominiopublico.gov.br/.../DetalheObraDownload.do?select...acesso:21/08/11)
Trabalhando conhecimentos
1. Gênero: fábula.
2. Sobre o autor da fábula – Esopo: escritor grego, viveu no século V a.C., considerado o maior escritor de fábulas da Grécia. A Grécia é um país europeu, próximo à Asia – sua capital: Atenas.
3. Principais características das fábulas:
- textos com linguagem simples;
- geralmente curtos, estilo narrativo e bem humorados;
- mensagem do texto direcionada ao comportamento humano;
- no final trazem uma nota chamando atenção para a moral da história.
- os personagens que representam animais nas fábulas agem como se fossem humanos. Professora Stella.
v  09h45min às 11h 30min - Ensino fundamental I - Ensino fundamental I – alunos do: 3º, 4º e 5º ano. e jogos recreativos ( peteca, queimada, dama, ...). Professor Márcio.
v  11h 30min – organização e preparação para o almoço, higiene pessoal, relaxamento para iniciar o próximo turno às 12h30min – Responsável pela turma: Vice-diretora Dagmar.
22/05/2012 e 23/05/2012 - 1º horário – 07h 00 min. a 07h50min – Atividades Conjuntas
v  Receber os alunos
v  Café da manhã
v  Rodinha: Combinados do dia, brincadeira “Lá vai à bola e Sombra”.
Atividades realizadas no campo da SER.
v  07h50min as 09h30min – Ensino fundamental II – alunos do: 6º, 7º e 8º ano – Estudos monitorados , confecção de flores, descobrindo as boas maneiras através de nossas ações no dia-a-dia. (debate) Professora Stella.
v  07h50min as 09h 30min – Ensino fundamental I – alunos do: 3º, 4º , 5º e 6º ano – Jogo de futsal, peteca, iniciação ao atletismo com caminhada ao redor do campo. Professor Márcio.
v  09h 30 min. às 09 h 45min – intervalo.
v  09h45min às 11h30min – Ensino fundamental I – alunos do: 3º, 4º, 5º e 6º ano – Estudos monitorados , confecção de flores, descobrindo as boas maneiras através de nossas ações no dia-a-dia. (debate) Professora Stella.
v  09h50min às 11h 30min – Ensino fundamental I – alunos do: 6º, 7º , e 8º ano – Jogo de futsal, peteca, iniciação ao atletismo com caminhada ao redor do campo. Professor Márcio
v  11h 30min – organização e preparação para o almoço, higiene pessoal, relaxamento para iniciar o próximo turno às 12h30min – Responsável pela turma: Vice-diretora Dagmar.
 24/05/2012- - 1º horário – 07h 00 min. a 07h50min – Atividades Conjuntas
v  Receber os alunos
v  Café da manhã
v  Rodinha: Combinados do dia, escolhas e ideias de novas oficinas que os alunos gostariam de estar realizando.
v  07h50min– Ensino fundamental II – alunos do: 6º, 7º e 8º ano – Estudos monitorados. Professora Stella.
v  07h50min – Ensino fundamental I – alunos do: 3º, 4º , 5º e 6º ano – pingue pongue, peteca, quebra cabeça, jogos de encaixe.. Professor Márcio.
v  08h40min - Ensino fundamental I – alunos do: 3º, 4º, 5º e 6º ano – Estudos monitorados . Professora Stella.
v  08h40min - Ensino fundamental II - alunos do: 6º, 7º e 8º ano  - pingue pongue, peteca, quebra cabeça, jogos de encaixe.. Professor Márcio.
v  09h30min – intervalo
v  09h45min até 11h30min – atividade conjunta com alunos e os professores: Stella e Márcio.. Cine clube.
Alice no país das maravilhas.
Objetivo: Trabalhar a imaginação, a criança interior , a descoberta do seu verdadeiro eu.
Alice, que é esquisita o suficiente para seguir o coelho/sua imaginação, começa sua jornada. O processo consiste em dois aspectos interconexos: a descoberta de quem é e o tornar-se corajosa. Quem ela é significa o que ela sempre foi mas perdeu ou esqueceu por causa da ocorrência de crescer num ambiente social onde é dito às crianças como devem pensar, comportar-se e sentir. Na educação tradicional (seja na família que na escola), desenvolvimento coincide com ser formatados em moldes pré-determinados dando pouca atenção ao que a criança é dentro de si mesma. Os papeis sociais são lentos assassinos a sangue frios.
O filme mostra a dúvida a respeito de Alice: é ela a verdadeira Alice ou somente uma impostora? Esta é a ideia principal como é nossa questão central na vida: somos reais? Ou só palhaços fingindo ser aquilo que exibimos a todos? Somos verdadeiros e confiáveis? Vamos conseguir?
Para descobri  verdadeira resposta, esperamos levar os alunos a perceberem que são capazes de vencer os obstáculos da vida e descobrirem a pessoa maravilhosa existe dentro de cada um...
v  11h 30min – organização e preparação para o almoço, higiene pessoal, relaxamento para iniciar o próximo turno às 12h30min – Responsável pela turma: Vice-diretora Dagmar.
25/05/2012- - 1º horário – 07h 00 min. a 07h50min – Atividades Conjuntas
v  Receber os alunos
v  Café da manhã
v  Rodinha: Combinados do dia, bate papo livre entre as duas turmas sob supervisão da professora Stella.
v  07h50min– Ensino fundamental II – alunos do: 6º, 7º e 8º ano – acompnhamento pedagógico.. Professora Stella.
v  07h50min – Ensino fundamental I – alunos do: 3º, 4º , 5º e 6º ano – pingue pongue, peteca, quebra cabeça, jogos de encaixe.. Professor Márcio.
v  08h40min - Ensino fundamental I – alunos do: 3º, 4º, 5º e 6º ano – Estudos monitorados . Professora Stella.
v  08h40min - Ensino fundamental II - alunos do: 6º, 7º e 8º ano  - pingue pongue, peteca, quebra cabeça, jogos de encaixe.. Professor Márcio.
v  09h30min – intervalo
v  09h45min até 11h30min – atividade conjunta com alunos da turma A e B  orientados pelo professor Daniel.v  09h45min até 11h30min: atividade conjunta – planejamento. Stella e Márcio.
v  11h 30min – organização e preparação para o almoço, higiene pessoal, relaxamento para iniciar o próximo turno às 12h30min – Responsável pela turma: Vice-diretora Dagmar.

11 comentários:

  1. gostei, sou professora do proeti e estou precisando de idéias, pode postar mais, por favor?
    obrigada

    ResponderExcluir
  2. Ok... mande a o modelo da sua matriz curricular. Assim saberei o que deverei postar para você. Pois este ano mudou bastante a forma de trabalhar com os alunos do PROETI.
    OBRIGADA !!!

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI MUITO, TAMBÉM TRABALHO COM O PROETI SOU PROFESSORA DE PORTUGUÊS ESTOU PRECISANDO DE MUITAS SUGESTÕES,PARABÉNS PELO TRABALHO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia... no site do CRV MG tem muito material bom...
      acesse: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?id_projeto=27&ID_OBJETO=70747&tipo=ob&cp=534741&cb=&ie=EscolaEmTempoIntegral
      e você poderá baixa-lá em seu computador.

      http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?id_projeto=27&ID_OBJETO=58485&tipo=ob&cp=&cb=

      http://www.universidadedascriancas.org/livro/livro.php

      http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/banco_objetos_crv/%7B2B4A7611-6C61-49C4-BBEC-BAB316DCCDBF%7D_Museus%20de%20%20Minas%20Gerais%2011.pdf

      Assim que tiver outros trabalhos de português enviarei para você.
      Carinhosamente um grande abraço!!!

      Excluir
    2. Sou Professora do Proeti, gostaria que você me enviasse atividades português,matemática,geografia e história , a minha turma é 4º e 5º ano

      Excluir
  4. Gostei das suas idéias. estou precisando de um planejamento anual do proeti 4º ano para montar o meu pois peguei aulas agora e nao tenho o plan

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ,pelo trabalho sou professora do proeti anos iniciais e finais,mas não estou conseguindo fazer o planejamento anual pois estou começando agora .Por favor me ajude.
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de receber sugestões do proeti do 1º ao 5º ano e de matemática do 6º ao 9º ano.

    ResponderExcluir
  7. por favor trabalho com proeti ,alunos de 6º ao 8º ano,com disciplinas de português,leitura e matemática,preciso de sua ajuda,estou iniciando e encontro muita dificuldade para planejar as oficinas.....obrigada!!!maria de fatimaarmendaneassis@gmail.com

    ResponderExcluir

ADOREI A SUA VISITA!!! SEJAM BEM-VINDOS!!!

STELLA - E.E.I.C. - RIO CASCA - MG

Projeto “LIVRO NA ESCOLA, EM CASA, NA PRAÇA E EM TODO LUGAR” E MUITOS OUTROS MOMENTOS ESPECIAIS DA E.E.I.C.

Somos uma EQUIPE...  Trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo. É como ser uma parte fundamental de um corpo, mas sabendo que se...