ESCOLA ESTADUAL IMACULADA
CONCEIÇÃO.
Localizada em : Rio Casca, MG.
CONCEIÇÃO.
PROJETO DO CURSO: TECLE
ESPORTE, RACIOCÍNIO E
DESENVOLVIMENTO ESCOLAR.
SÍNTESE DO PROJETO “ESPORTE, RACIOCÍNIO E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR” DO CURSO TECLE –” TECLAR E ESTUDAR... É SÓ COMEÇAR”, MINISTRADO PELAS COORDENADORAS EMANUELLE E SÍLVIA DO NTE DE PONTE NOVA, MG.
A participação dos alunos da Escola Estadual Imaculada Conceição, de Rio Casca, MG, durante a execução do PROJETO “ESPORTE, RACIOCÍNIO E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR” foi muito tranqüila e acima de tudo divertida.
Ele teve como objetivo, levar todos os alunos da E.E.I.C. perceberem que o Esporte são atividades físicas que pode ser realizadas por todos. Na educação ele é muito valido para uma orientação tranqüila, informando nosso educando os regulamentos de como participar da competição e beneficia reduzindo a probabilidade de ter alguma doença no futuro além de prepará-lo para uma formação física e psíquica com uma vida bem saudável.
Na escola, procuramos utilizar o esporte através das aulas de educação física e durante atividades de raciocínio para alcançarmos nossos objetivos nos rendimentos escolares.
Os alunos do 3º A da Tia Stella, 4º ano A da Beth, 5º ano A da Margarida e 5º ano B da Cláudia Sena do ensino fundamental, adoraram as novidades. Foi uma explosão de alegria para todos os lados e assim, aprenderam muito brincando através dos jogos pedagógicos com atividades de formas, medidas, frações, produções, apresentações orais, histórias em sequência, narração, jogos dentro e fora da sala sem esquecer-se das regras, compromissos e metas que deveria ser alcançada. Também utilizaram o laboratório de informática trabalhando no Gcompris que tem ótimas formas de incentivos para crianças e adultos.
A professora Nair, trabalhou com os alunos do 3ºD do EMG com atividades em sala, Filme FIFA Fiver (história), jogos, debates e visita ao laboratório de informática onde, todos puderam fazer pesquisas, sobre o tema e explorar o programa do Gcompris.
Nas aulas de educação física, foram aplicados jogos com objetivo de trabalhar as regras, limites e a boa convivência entre a equipe.
Foram confeccionadas pelos alunos do EMG: 1ºA e F, 3º C e D, maquetes sobre temas esportivos, coordenada pela professora Tininha.
Pudemos sentir nos olhares brilhantes desses alunos que ao realizar as atividades se entregaram, deram asas a imaginação, isso, fez nós educadores repensarmos um pouco e ver que os adolescentes como as crianças gostam de coisas novas e criativas.
A todos os alunos e educadores que participaram do nosso projeto com tanto carinho e empenho, fica o nosso agradecimento e um carinhoso abraço.
Alunas do Curso Tecle
Nair Rocha Guiciard Romano
Maria Stella Mendes Silva
Elizabeth Daniel
Margarida Maria Gomes Leão
Cláudia Maria Sena Carelli
Márcia Viana Boy
Márcia Verônica Marques Amato
Solange Miranda dos Santos Hudson
Janete Araújo Borges Cunha
Mônica Vieira da Silva Zinato
Valéria Aparecida Tonhela Rocha
Maria Lúcia Oliveira Lopes Valladão
Maria Geralda Lopes Lanna
Étina Flávia Melo Nogueira
Kenia Mara Telles Santos
Étina Flávia Melo Nogueira
Kenia Mara Telles Santos
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem AlvesEscolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Brincando, aprendendo percebendo, desenvolvendo e construindo novos meios de informação neste conjunto de aplicativos interdisciplinar que pode ser utilizado nas disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Educação Artística, Geografia, ciências... e os pequenos do 3º ano A do Ensino Fundamental da Tia Stella mergulhando fundo nesta nova ideia.
Momento de produção de texto, debate, trocas de ideias e observando atarvés de desenhos, vários tipos de esportes...
Atividades oral e escrita. |
Para Piaget, os jogos torna-se mais significativos à medida que a criança desenvolve, pois a partir da livre manipulação de matérias variadas, ela passa a reconstruir objetos, reinventar as coisas, o que já exige uma adaptação mais completa.
Brincando também se aprende...histórias em sequência , frações... |
Utilizando os brinquedos pedagògicos e comparando as diferentes criações: cores, tamanhos, formas... |
Observando, comparando, medindo o espaço da sala, contando quantas peças foram utilizadas,verificando as cores... |
Ouvindo a história em sequência , contada pelo aluno "Pedro"
Adicionar legenda |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ADOREI A SUA VISITA!!! SEJAM BEM-VINDOS!!!
STELLA - E.E.I.C. - RIO CASCA - MG