sábado, 8 de outubro de 2011

ESCOLA ESTADUAL IMACULADA

CONCEIÇÃO.

Localizada em : Rio Casca, MG.
PROJETO DO CURSO:  TECLE
ESPORTE, RACIOCÍNIO E

DESENVOLVIMENTO ESCOLAR.

SÍNTESE DO PROJETO “ESPORTE, RACIOCÍNIO E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR” DO CURSO TECLE –” TECLAR E ESTUDAR... É SÓ COMEÇAR”, MINISTRADO PELAS COORDENADORAS EMANUELLE E SÍLVIA DO NTE DE PONTE NOVA, MG.
A participação dos alunos da Escola Estadual Imaculada Conceição, de Rio Casca, MG, durante a execução do PROJETO “ESPORTE, RACIOCÍNIO E DESENVOLVIMENTO ESCOLARfoi muito tranqüila e acima de tudo divertida.
Ele teve como objetivo, levar todos os alunos da E.E.I.C. perceberem que o Esporte são atividades físicas que pode ser realizadas por todos. Na educação ele é muito valido para uma orientação tranqüila, informando nosso educando os regulamentos de como participar da competição e beneficia reduzindo a probabilidade de ter alguma doença no futuro além de prepará-lo para uma formação física e psíquica com uma vida bem saudável.
Na escola, procuramos utilizar o esporte através das aulas de educação física e durante atividades de raciocínio para alcançarmos nossos objetivos nos rendimentos escolares.
Os alunos do 3º A da Tia Stella, 4º ano A da Beth, 5º ano A da Margarida e 5º ano B da Cláudia Sena do ensino fundamental, adoraram as novidades. Foi uma explosão de alegria para todos os lados e assim, aprenderam muito brincando através dos jogos pedagógicos com atividades de formas, medidas, frações, produções, apresentações orais, histórias em sequência, narração, jogos dentro e fora da sala sem esquecer-se das regras, compromissos e metas que deveria ser alcançada. Também utilizaram o laboratório de informática trabalhando no Gcompris que tem ótimas formas de incentivos para crianças e adultos.
A professora Nair, trabalhou com os alunos do 3ºD do EMG com atividades em sala, Filme FIFA Fiver (história), jogos, debates e visita ao laboratório de informática onde, todos puderam fazer pesquisas, sobre o tema e explorar o programa do Gcompris.
Nas aulas de educação física, foram aplicados jogos com objetivo de trabalhar as regras, limites e a boa convivência entre a equipe.
Foram confeccionadas pelos alunos do EMG: 1ºA e F, 3º C e D, maquetes sobre temas esportivos, coordenada pela professora Tininha.
Pudemos sentir nos olhares brilhantes desses alunos que ao realizar as atividades se entregaram, deram asas a imaginação, isso, fez nós educadores repensarmos um pouco e ver que os adolescentes como as crianças gostam de coisas novas e criativas.
A todos os alunos e educadores que participaram do nosso projeto com tanto carinho e empenho, fica o nosso agradecimento e um carinhoso abraço.

Alunas do Curso Tecle
Nair Rocha Guiciard Romano
Maria Stella Mendes Silva
Elizabeth Daniel
Margarida Maria Gomes Leão
Cláudia Maria Sena Carelli
Márcia Viana Boy
Márcia Verônica Marques Amato
Solange Miranda dos Santos Hudson
Janete Araújo Borges Cunha
Mônica Vieira da Silva Zinato
Valéria Aparecida Tonhela Rocha
Maria Lúcia Oliveira Lopes Valladão
Maria Geralda Lopes Lanna
Étina Flávia Melo Nogueira
Kenia Mara Telles Santos



Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem Alves
Laboratório de informática da E.E.I.C.

"...A escola tem como dever preparar seus atores para o uso do computador como ferramenta importante na construção do conhecimento do seu aluno. Sendo que essa preparação traz benefícios na própria estrutura da aula, podendo em alguns momentos substituir o livro didático por um site e atividades que desperte uma aprendizagem significativa. Uma vez que é importante lembrar que o professor não perde a sua função na vida do aluno se souber é claro ser um bom mediador do conhecimento"...

Autora: Divina Salvador Silva
Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.






GCOMPRIS



 


Brincando, aprendendo percebendo, desenvolvendo e construindo novos meios de informação neste conjunto de aplicativos interdisciplinar que pode ser utilizado nas disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Educação Artística, Geografia, ciências... e os pequenos do 3º ano A do Ensino Fundamental da Tia Stella mergulhando fundo nesta nova ideia.

Momento de produção de texto, debate, trocas de ideias e observando atarvés de desenhos, vários tipos de esportes...
Atividades oral e escrita.

Para Piaget, os jogos torna-se mais significativos à medida que a criança desenvolve, pois a partir da livre manipulação de matérias variadas, ela passa a reconstruir objetos, reinventar as coisas, o que já exige uma adaptação mais completa.
Brincando também se aprende...histórias em sequência , frações...

Utilizando os brinquedos pedagògicos e comparando
as diferentes criações: cores, tamanhos, formas...

Observando, comparando,  medindo o espaço da sala,
 contando quantas peças foram utilizadas,verificando as cores...
Ouvindo a história em sequência , contada pelo aluno "Pedro"

Adicionar legenda
Apendendo frações....



Alunos do 4º ano A da Professora Beth Daniel Trabalhando bonito!!!

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
Confecção de um painel dos esportes que mais gostam.
Debate, troca de ideias e muita criatividade!!!




Momento de diversão total com a presença do professor de Educação Fisíca : Daniel!!!













Brincar com criança não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los, sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.
Drummond



















Sobre este aspecto CUNHA ( 1988: 42 ) nos afirma:

"... no brinquedo existe necessariamente participação e engajamento , o brinquedo é certamente uma forma de desenvolver a capacidade de engajarse, de manter-se ativo e participante. A criança que brinca bastante será um adulto trabalhador. A criança que sempre participou de jogos e brincadeiras grupais saberá trabalhar em grupo; por ter aprendido a aceitar as regras do jogo, saberá também respeitar as normas grupais e sociais. É brincando bastante que a criança vai aprendendo a ser um adulto consciente, capaz de participar e engajar-se na vida de sua comunidade."




Alunos do 5º ano A  da professora Margarida
( Tia Guidinha)


Interpretação, criatividade, sabedoria e uma voz nota 10 com 
os narradores do 5º ano A .

Vai marcar o gol atirou é gooooool...goooooooooooooooooooooooooooo…


" As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor.
Aprendemos palavras para melhorar os olhos."

"Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem...
O ato de ver não é coisa natural.
Precisa ser aprendido!"



Vai que é Sua!!!!!!!!
Pro Gooool!!!!!!!
Gooooll!! O velho e lindo gol
Tá lá dentro!!!!!!!!!!!!





O relógio marca..., abrem-se as cortinas começa o espetáculo, ripa na chulipa, pimba na gorduchinha, bola no barbante de Ado, respeitável público, tremulando, tremulando, tremulando as bandeiras, dez é a camisa dele, indivíduo competente o Zico, passa de passagem, Placar na Suécia, um a zero, o Brasil vence.


Leitura, interpretação,concentração, debate,muita troca de ideias, brincadeiras, alegria... com os alunos do 5º ano B da professora Claúdia Sena.

"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".





Projeto Esporte,raciocínio e desenvolvimento escolar.Turma:3ºD do EMG com professora Nair Rocha e sua equipe de alunos : "Fofos e divertidos"
Ela  adora esta galera!!!!


A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.








Leve os jovens a enxergar os singelos momentos, a força que surge nas perdas, a segurança que brota no caos, a grandeza que emana dos pequenos gestos!!!




Visita ao laboratório de informática...
Pesquisa e apresentação do Gcompris


Todos mergulhando fundo na pesquisa!!!




O essencial, com efeito, na educação, não é a doutrina ensinada, é o despertar.








Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

****************************************************
Confecção das maquetes sobre temas esportivos,coordenada pela professora Tininha.




Saber cantar, desenhar ou falar,
Artes, que muitos aprenderam a dominar,
Mas, a mais Bela das Artes, é a Arte de Educar,
Pois, para saber educar, necessário é, saber Amar.






"A imaginação é mais importante que o conhecimento"
(Albert Einstein)

A todos alunos, professores, orientadoras do NTE e comunidade escolar agradecemos de coração pelo apoio e carinho durante a participação neste projeto.

Vocês mereçem muitas...




Carinhosamente, equipe do

CURSO TECLAR É SÓ COMEÇAR

Turma da manhã.





Nair Rocha Guiciard Romano


Maria Stella Mendes Silva


Elizabeth Daniel


Margarida Maria Gomes Leão


Cláudia Maria Sena Carelli


Márcia Viana Boy


Márcia Verônica Marques Amato


Solange Miranda dos Santos Hudson


Janete Araújo Borges Cunha


Mônica Vieira da Silva Zinato


Valéria Aparecida Tonhela Rocha


Maria Lúcia Oliveira Lopes Valladão

Maria Geralda Lopes Lanna

Étina Flávia Melo Nogueira

Kenia Mara Telles Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADOREI A SUA VISITA!!! SEJAM BEM-VINDOS!!!

STELLA - E.E.I.C. - RIO CASCA - MG

Projeto “LIVRO NA ESCOLA, EM CASA, NA PRAÇA E EM TODO LUGAR” E MUITOS OUTROS MOMENTOS ESPECIAIS DA E.E.I.C.

Somos uma EQUIPE...  Trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo. É como ser uma parte fundamental de um corpo, mas sabendo que se...