sábado, 22 de outubro de 2011

Trabalho avaliativo de ciências.

Debate, relatos de experiências, atividades em sala e em casa.



Os órgãos dos sentidos.

Os sentidos nos ajudam a perceber o mundo.



Os sentidos nos permitem perceber o ambiente em nosso redor. Por meio dos sentidos, podemos reconhecer pessoas, alimentos e sons, e identificar situações perigosas, por exemplo.

A visão, a audição, o olfato, a gustação e o tato são os nossos sentidos.

Percebemos a luz e as cores por meio do sentido da visão.

Com o sentido da audição, reconhecemos os sons.

Os aromas, por exemplo, são reconhecidos pelo sentido do olfato.

Por meio do sentido da gustação, podemos perceber o gosto dos alimentos.

Pelo sentido do tato, percebemos diferentes sensações, como dor, frio, calor e a textura do que tocamos.

O tato

O órgão do tato é a pele. A pele recobre todo o corpo, interna e externamente.

Por meio do tato, é possível perceber as texturas e as formas dos objetos. Pelo tato também sentimos dor, calor e frio.

A sensibilidade da pele não é igual em todas as partes do corpo. A pele da palma da mão é igual em todas as partes do corpo. A pele da palma da mão, por exemplo, é mais sensível que a pele do cotovelo.

Atividades...

*      lustre em seu caderno o que você pode sentir com o tato e qual a sensação: quente, frio, áspero, macio, etc..



*      Leia o texto abaixo e de acordo com sua criatividade formular 2 ( duas) atividades.



Os fios de cabelo fazem parte da pele, mas  são estruturas mortas e não têm sensibilidade. Apenas a raiz do fio de cabelo é viva.

É a partir da raiz que o fio de cabelo cresce.






********************************************************************************
Percebendo o mundo: visão e audição.

A visão

Os olhos são órgão da visão.

Pela visão é possível captar a luz e perceber a cor, a forma e a posição dos objetos.

Os olhos são protegidos Poe cílios, pálpebras e sobrancelhas, que evitam a entrada de ciscos. As lágrimas também ajudam a proteger os olhos e servem para mantê-los úmidos.

Na parte externa dos olhos há a pupila e a Iris. A pupila é a abertura por onde entra a luz. A Iris  é a parte  colorida do olho e é ela que controla a quantidade de luz que entra através da pupila.


A audição.

As orelhas são órgão da audição.

Por meio da audição, é possível captar o som e identificar de onde ele vem. Também é possível distinguir se o som é fraco ou intenso.

A orelha externa é formada pelo pavilhão auditivo e pelo canal auditivo. Os sons são conduzidos pelo canal auditivo até uma pele bem fina, chamada membrana timpânica, que vibra e amplifica o som.

Na parte interna da orelha também há algumas estruturas que ajudam a manter o equilíbrio do corpo.
Atividades...
1-    Observe os desenhos abaixo e:

Escreva o nome de todas as  partes dos olhos.

Leia e observe as partes do ouvido humano e faça uma linda frase sobre a que você achou mais  interessante.
<><><><><><><><> <><>

VISÃO


  

   




AUDIÇÃO



 

2-    Observe o conjunto de palavras e complete as frases abaixo.

<><><><><><> <><>



AUDIÇÃO       IRIS        LÁGRIMA      ORELHA EXTERNA         PUPILA



a-    A ________________é a parte colorida do olho.
b-    A luz entra no olho por uma abertura chamada ________________.
c-    A __________________protege e umidifica os olhos.
d-    A ___________________permite reconhecer os sons.
e-    A ________________________é formada pelo pavilhão auditivo e pelo canal auditivo.

3-    Pesquise e anote em seu caderno o que pode acontecer com uma pessoa que fica muito tempo ouvido música com um volume alto ou sempre no meio de muito barulho.
4-    Recorte e cole no seu caderno, figuras de objetos que você pode ver e ouvir.

******************************************************************

Percebendo o mundo: olfato e gustação
O olfato
O órgão do olfato é o nariz.
Pelo olfato é possível reconhecer os odores presentes no ar que respiramos.
Dentro do nariz, na cavidade nasal, há pelos e uma substância pegajosa chamada muco nasal. Os pelos e o muco nasal têm a função de filtrar o ar que respiramos e dificultar a entrada de micro-organismos e poeira no corpo.
A gustação
O principal órgão da gustação é a língua.
A gustação permite perceber o gosto dos alimentos
A superfície da língua é coberta por pequenas estruturas, chamadas papilas gustatórias. As papilas gustatórias captam gosto doce, salgados, amargo e azedo.
A relação entre o gosto e cheiro
O sabor dos alimentos é uma mistura das sensações percebidas pela língua e pelo nariz. Dizemos que a gustação e o olfato funcionam em conjunto.
É por isso que, quando estamos com resfriado e o sentido do olfato fica prejudicado, os alimentos parecem menos saborosos.

Atividades...
1-    Leia as frases abaixo e complete os espaços com a parte correta.
a-    As papilas gustatórias
b-    O órgão do olfato
c-    O muco nasal
d-    A língua


__________________________________é o principal órgão da gustação

__________________________________dificulta a entrada de micro-organismo no corpo pelo nariz.

___________________________________reconhecem o gosto dos alimentos.

___________________________________é o nariz.

2-    Recorte e cole no seu caderno figuras que podem representar a utilização do olfato e da gustação.

3-    Explique a afirmação abaixo:
“OS SENTIDOS PODEM AJUDAR A PREVENIR ACIDENTES.”

4-    Construa uma cruzadinha em seu caderno com as palavras:
TATO, VISÃO, AUDIÇÃO, OLFATO, GUSTAÇÃO, ODORES, LÁGRIMAS, ORELHA EXTERNAS, IRIS, NARIZ, LÍNGUA, DOCE, SENTIDOS, DOR, PUPILA


Bom trabalho... Beijinhos... Tia Stella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADOREI A SUA VISITA!!! SEJAM BEM-VINDOS!!!

STELLA - E.E.I.C. - RIO CASCA - MG

Projeto “LIVRO NA ESCOLA, EM CASA, NA PRAÇA E EM TODO LUGAR” E MUITOS OUTROS MOMENTOS ESPECIAIS DA E.E.I.C.

Somos uma EQUIPE...  Trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo. É como ser uma parte fundamental de um corpo, mas sabendo que se...