Debate, relatos de experiências, atividades em sala e em casa.
Os órgãos dos sentidos.
Os sentidos nos ajudam a perceber o mundo.
Os sentidos nos permitem perceber o ambiente em nosso redor. Por meio dos sentidos, podemos reconhecer pessoas, alimentos e sons, e identificar situações perigosas, por exemplo.
A visão, a audição, o olfato, a gustação e o tato são os nossos sentidos.
Percebemos a luz e as cores por meio do sentido da visão.
Com o sentido da audição, reconhecemos os sons.
Os aromas, por exemplo, são reconhecidos pelo sentido do olfato.
Por meio do sentido da gustação, podemos perceber o gosto dos alimentos.
Pelo sentido do tato, percebemos diferentes sensações, como dor, frio, calor e a textura do que tocamos.
O tato
O órgão do tato é a pele. A pele recobre todo o corpo, interna e externamente.
Por meio do tato, é possível perceber as texturas e as formas dos objetos. Pelo tato também sentimos dor, calor e frio.
A sensibilidade da pele não é igual em todas as partes do corpo. A pele da palma da mão é igual em todas as partes do corpo. A pele da palma da mão, por exemplo, é mais sensível que a pele do cotovelo.
Atividades...
![*](file:///C:/Users/stella/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.gif)
![*](file:///C:/Users/stella/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.gif)
Os fios de cabelo fazem parte da pele, mas são estruturas mortas e não têm sensibilidade. Apenas a raiz do fio de cabelo é viva. É a partir da raiz que o fio de cabelo cresce. |
Percebendo o mundo: visão e audição.
A visão
Os olhos são órgão da visão.
Pela visão é possível captar a luz e perceber a cor, a forma e a posição dos objetos.
Os olhos são protegidos Poe cílios, pálpebras e sobrancelhas, que evitam a entrada de ciscos. As lágrimas também ajudam a proteger os olhos e servem para mantê-los úmidos.
Na parte externa dos olhos há a pupila e a Iris. A pupila é a abertura por onde entra a luz. A Iris é a parte colorida do olho e é ela que controla a quantidade de luz que entra através da pupila.
A audição.
As orelhas são órgão da audição.
Por meio da audição, é possível captar o som e identificar de onde ele vem. Também é possível distinguir se o som é fraco ou intenso.
A orelha externa é formada pelo pavilhão auditivo e pelo canal auditivo. Os sons são conduzidos pelo canal auditivo até uma pele bem fina, chamada membrana timpânica, que vibra e amplifica o som.
Na parte interna da orelha também há algumas estruturas que ajudam a manter o equilíbrio do corpo.
Atividades...
1- Observe os desenhos abaixo e:
Escreva o nome de todas as partes dos olhos.
Leia e observe as partes do ouvido humano e faça uma linda frase sobre a que você achou mais interessante.
VISÃO ![]() | <><>> AUDIÇÃO | <><>>
2- Observe o conjunto de palavras e complete as frases abaixo.
AUDIÇÃO IRIS LÁGRIMA ORELHA EXTERNA PUPILA | <><>>
a- A ________________é a parte colorida do olho.
b- A luz entra no olho por uma abertura chamada ________________.
c- A __________________protege e umidifica os olhos.
d- A ___________________permite reconhecer os sons.
e- A ________________________é formada pelo pavilhão auditivo e pelo canal auditivo.
3- Pesquise e anote em seu caderno o que pode acontecer com uma pessoa que fica muito tempo ouvido música com um volume alto ou sempre no meio de muito barulho.
4- Recorte e cole no seu caderno, figuras de objetos que você pode ver e ouvir.
******************************************************************
Percebendo o mundo: olfato e gustação
O olfato
O órgão do olfato é o nariz.
Pelo olfato é possível reconhecer os odores presentes no ar que respiramos.
Dentro do nariz, na cavidade nasal, há pelos e uma substância pegajosa chamada muco nasal. Os pelos e o muco nasal têm a função de filtrar o ar que respiramos e dificultar a entrada de micro-organismos e poeira no corpo.
A gustação
O principal órgão da gustação é a língua.
A gustação permite perceber o gosto dos alimentos
A superfície da língua é coberta por pequenas estruturas, chamadas papilas gustatórias. As papilas gustatórias captam gosto doce, salgados, amargo e azedo.
A relação entre o gosto e cheiro
O sabor dos alimentos é uma mistura das sensações percebidas pela língua e pelo nariz. Dizemos que a gustação e o olfato funcionam em conjunto.
É por isso que, quando estamos com resfriado e o sentido do olfato fica prejudicado, os alimentos parecem menos saborosos.
Atividades...
1- Leia as frases abaixo e complete os espaços com a parte correta.
a- As papilas gustatórias
b- O órgão do olfato
c- O muco nasal
d- A língua
__________________________________é o principal órgão da gustação
__________________________________dificulta a entrada de micro-organismo no corpo pelo nariz.
___________________________________reconhecem o gosto dos alimentos.
___________________________________é o nariz.
2- Recorte e cole no seu caderno figuras que podem representar a utilização do olfato e da gustação.
3- Explique a afirmação abaixo:
“OS SENTIDOS PODEM AJUDAR A PREVENIR ACIDENTES.”
4- Construa uma cruzadinha em seu caderno com as palavras:
TATO, VISÃO, AUDIÇÃO, OLFATO, GUSTAÇÃO, ODORES, LÁGRIMAS, ORELHA EXTERNAS, IRIS, NARIZ, LÍNGUA, DOCE, SENTIDOS, DOR, PUPILA
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6EvpGWMa8ZXk1fcSF7rdgKUspE8bUYK6qXjXcgS-EAfN9gw5fyuYcDSTX318g3EaVyEXVR57bSQ2buDDJ9hWdGgs4eB6KNd_8aAVmjhxZkS1454DsPLOXuZJeMCO6Ta5APofXSZWzkeEr/s1600/ciencias+%25285%2529.jpg)
Bom trabalho... Beijinhos... Tia Stella.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ADOREI A SUA VISITA!!! SEJAM BEM-VINDOS!!!
STELLA - E.E.I.C. - RIO CASCA - MG